Por Ana Cavazzana*

A falta de representação de mulheres cineastas como comentaristas pode ser atribuída a vários fatores. A razão principal é a predominância histórica dos homens na indústria cinematográfica. Durante grande parte da história do cinema, a produção cinematográfica foi controlada por homens, resultando em uma falta de representação diversificada por trás das câmeras.

Os preconceitos e os estereótipos de gênero têm desempenhado um papel na limitação das oportunidades para as mulheres se tornarem comentaristas. Esses preconceitos podem se manifestar de várias maneiras, como a percepção de que as mulheres podem não ter o mesmo nível de expertise ou autoridade que seus colegas masculinos. As cineastas enfrentam mais barreiras para ganhar visibilidade e reconhecimento como comentaristas na indústria.

Existem poucas mulheres em cargos de liderança na indústria cinematográfica. As mulheres frequentemente são marginalizadas em posições de tomada de decisão, incluindo aquelas relacionadas à seleção de jurados ou comentaristas para festivais de cinema e eventos.

Os esforços para enfrentar essas disparidades incluem iniciativas para apoiar e promover as mulheres cineastas, bem como aumentar a conscientização e o debate sobre a desigualdade de gênero na indústria cinematográfica, mas acredito que isso ainda vai demorar alguns anos.

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024