Iniciativa busca facilitar o processo de produção de conteúdo artístico e informativo independente para as eleições 2020

.

A utilização do design como uma ferramenta de mudança social sempre se provou uma força eficiente dentro e fora das redes. O projeto Design Ativista, idealizado pela Mídia NINJA e IdeaFixa, surgiu durante as eleições de 2018 com o objetivo de fomentar a criação e distribuição livre de arte e informação, combatendo fake news e apoiando a democracia. Um exemplo é a campanha Vira Voto, que incentivou pessoas a adotarem uma aproximação não agressiva como estratégia para converter votos antifascistas até o último momento nas urnas. Já a campanha internacional Sangue Indígena – Nenhuma gota a mais, surgiu com o objetivo de denunciar as graves violações perpetradas contra os povos indígenas e o meio ambiente do Brasil cobrando medidas que pressionem o governo brasileiro e empresas do agronegócio a cumprirem acordos que preservam a natureza e as vidas dos povos originários.

Além destas duas campanhas a iniciativa também promove diversas maratonas de design, convocatórias para a produção de peças e grandes encontros anuais que debatem sobre o papel do design na criação de uma sociedade mais humana e democrática.

A partir destas experiências coletivas o Design Ativista lançou o Adote Seu Briefing, projeto que parte da premissa de que a maioria dos designers se encontra em um espaço limitado entre o trabalho diário nas agências de publicidade ou freelas e suas aspirações artísticas e pessoais, mas que tem vontade de produzirem com propósito.

Como funciona?

Um briefing, dentro de uma agência de publicidade, é o ato de dar instruções concisas e objetivas sobre uma tarefa a ser executada. Ele é o texto que carrega as ideias que serão traduzidas em peças visuais. O Adote Seu briefing procura criar um ambiente onde designers (ou não) possam escolher e produzir seus briefings livremente com pautas e informações que servirão de insumo para a produção de materiais ativistas durante as eleições de 2020.

“O #AdoteSeuBriefing é sobre isso. Nós ajudamos as e os designers que querem se manifestar trazendo um conteúdo organizado, sólido e confiável para que possam focar só na parte visual. Assim, atuamos quase como dupla de criação. De um lado alguém focado nos conteúdos, do outro, os designers ficam livres para dar a forma que quiserem a esse material. A disputa por espaços políticos é também uma disputa estética.”, afirma Thiago Scherer, um dos idealizadores do projeto.

Como colaborar?

1 – Acesse a pasta no Drive do Adote Seu Briefing
2 – Escolha um briefing que você se interessa.
3 – Produza sua arte.
4 – Envie o material pro e-mail [email protected] com a tag #adoteseubriefing como assunto da mensagem – e título do material, seu nome e @ do instagram no corpo da mensagem.
5 – Poste nas suas redes utilizando as hashtags #designativista #adoteseubriefing!

Quem não é designer também pode participar. Basta escrever seu briefing/roteiro e enviar para [email protected] com as tags #roteiro #adoteseubriefing no assunto do e-mail.

Instagram Design Ativista: https://www.instagram.com/designativista
Instagram Vira Voto: https://www.instagram.com/viravoto
Sangue Indígena: https://www.nenhumagotamais.org

Arte: @milqf

Arte: @ariannebarrosdesign

Arte: @thiisperdigao

Arte: @zenetoart

__________

Artes:
https://drive.google.com/drive/folders/1eWs9HSKgux6ErrjG1JvkkniD5sfv5Cue?usp=sharing