Iniciativa vai fortalecer a narrativa visual sobre o Dia Mundial do Consumidor 

Foto: Midia NINJA

O próximo dia 15 de março, segunda-feira, é Dia Mundial do Consumidor e uma série de ativistas pela alimentação saudável se somaram em uma ideia para dar destaque nas redes à luta contra os agrotóxicos. Designers ativistas se juntaram às iniciativas Xepa e Greenpeace e lançaram uma convocatória para produção de peças criativas que tomem a timeline com narrativas sobre a democratização de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para todas as pessoas.

Para participar, é preciso enviar sua proposta de arte neste final de semana para [email protected], com o tema: Comida sem agrotóxicos é um direito de todes! A ideia é que na segunda-feira (15) todos publiquem as artes usando as hashtags #DesignAtivista e #DireitodeComerDireito.

“A convocatória foi realizada pra que mais pessoas consigam entender que nem só o alimento orgânico é caro. Em nossa página da Xepativismo, já temos trabalhos pra desmistificar isso, desmistificar o acesso ao alimento seguro e de qualidade”, disse Bianca Lima, que coordena a Xepa, rede integrada à Mídia NINJA, voltada à luta pela alimentação saudável. 

“Em uma das piores crises de saúde que o Brasil já atravessou, o preço dos alimentos dispara e pelo menos 10 milhões de pessoas voltam a sentir fome no país. Estamos reféns de um modelo de produção agrícola que exclui, adoece e mata”, afirma a convocatória. “Precisamos mais do que nunca exigir que alimentos saudáveis e sem agrotóxicos sejam acessíveis e cheguem à mesa de todas as pessoas. Fortalecer a agricultura familiar de base ecológica é o único caminho possível para isso. Comida não é mercadoria. Comida é direito!”.