Para demarcar as telas, chamada aberta do Design Ativista faz um convite ao Acampamento Terra Livre que começou nessa segunda-feira (5).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by #DesignAtivista (@designativista)

Nesta segunda-feira, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) deu início ao Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do mundo. Mais uma vez, o ATL terá uma edição online em detrimento das medidas restritivas de combate ao coronavírus e terá duração de um mês, ocupando as redes durante todo o abril indígena. Tendo, portanto, a mobilização virtual um dos principais fortes da edição de 2021, o Design Ativista soma esforços para a ocupação narrativa em prol da luta indígena.

Tal como realizado em outras experiências de ocupação artística nas redes, o Design Ativista abriu hoje uma convocatória aberta para que designers, ilustradores e demais artistas visuais pudessem narrar em imagens a luta dos povos indígenas para compor a mobilização virtual do ATL. Para participar, cada designer poderá postar no seu próprio perfil público do Instagram a sua ilustração, montagem, desenho, card ou meme com as tags #DesignAtivista#AbrilIndígena e #ATL2021.

A APIB propôs que essa ocupação tivesse um tema por semana para inspirar criações de artistas visuais. Sendo elas:

  • Semana 1 (5 a 11/04): Nosso direito de existir
  • Semana 2 (12 a 18/04): Vidas indígenas importam
  • Semana 3 (19 a 25/04): Emergência Indígena
  • Semana 4 (26 a 30/04): Decidimos não morrer

Confira como foi o evento de lançamento do ATL  e Abril Indígena: