(Imagem ilustrativa/recorte/ Kiara Worth)

 

Por Conscious Advertising Network (CAN)

Dois dos principais emissores de gases de efeito estufa, os Estados Unidos e a China divulgaram nesta quarta-feira (10), na COP26, um acordo para trabalharem juntos contra a liberação de carbono na atmosfera. Analistas têm duas hipóteses: ou é uma encenação, pois não há nada sobre carvão, finanças ou perdas e danos. Ou, de fato, rivais amargos após 30 reuniões em 2021, fizeram uma nova aliança diplomática: linhas de metano e floresta são positivas.

Cuidado

“O sucesso dessa cooperação será julgado pelo resultado da COP26”, sugeriu Laurence Tubiana, arquiteta do Acordo de Paris. Está “longe de salvar o planeta”, mas o parágrafo 12b é fundamental, disse Li Shuo, observador de longa data do Greenpeace, deixando a porta aberta para cortes mais duros de GEE de ambos.

“A linguagem é cuidadosamente elaborada para que a China afirme que não está ‘renegociando Paris’ [e] para que os EUA afirmem que os atuais NDCs não são a última palavra”, diz ele.

Foco de laser

O tão alardeado acordo adicionará uma nova dinâmica às negociações, levantando questões sobre o papel da China nas alianças BASIC e LMDC que frequentemente comanda. Pequim não extraiu dinheiro nenhum dos Estados Unidos para as nações em desenvolvimento – que a Oxfam / WRI sugere que deva US $ 40 bilhões por ano – enquanto rejeitava a meta de 1,5 centavos de dólar. A mídia chinesa foi amplamente positiva, enquanto a NRDC e a CAP estavam entre os think tanks dos EUA que elogiaram o acordo. Enquanto isso acontecia, o grupo BASIC emitiu um comunicado dobrando as demandas de dinheiro às nações ricas.

Alto astral

O desespero para finalizar a COP26 é palpável: o México ofereceu tequila à delegação do Reino Unido caso as negociações fossem concluídas a tempo; A Rússia ofereceu vodka. Em uma reunião tensa dos chefes de delegação na noite de ontem, os países trabalharam no texto da manchete ‘CMA’ que formará o principal resultado político da COP26, talvez nas próximas 48 horas. O primeiro rascunho foi lançado na quarta-feira.

Jardas duras

Esta é uma cúpula incrivelmente difícil. Talvez uma das mais difíceis. O que está ficando claro é que não há um objetivo universal aqui – as prioridades dos partidos são diversas, desde a chamada ‘catraca’ de 1,5° C, finanças e suporte até o livro de regras concluído e uma série de acordos setoriais que marcaram as duas semanas. Há uma complexidade drenante para esta reunião como nenhuma outra e, com cerca de 48 horas para decorrer, as pessoas estão ficando cansadas.

Pacto de Emergência

Mais de 60 organizações se juntaram aos 55 países do Fórum Vulnerável ao Clima (CVF, sigla em inglês de Climate Vulnerable Forum) para para assinar uma petição pedindo um Pacto de Emergência Climática de Glasgow em resposta ao texto preliminar divulgado durante a noite pela presidência do Reino Unido. A CVF espera colocar o pacto no resultado oficial da COP26. Inclui avaliação e revisão anual dos planos climáticos nacionais e financiamento reforçado, adaptação e provisões para perdas e danos.

Destaques CVF

O show do CVF foi um antídoto para o jazz EUA-China. “Nossas nações estão queimando na linha de frente de um planeta em chamas”, disse Abul Kalam Azad, enviado do primeiro-ministro de Bangladesh em uma prensa”, acrescentou o enviado de Gana Emmanuel Tachie-Obeng.” O texto não reflete as vozes dos vulneráveis ​​e dos que estão nas ruas. Ele ignora completamente as ligações de Antígua e Barbuda e Tuvalu”, disse o ativista Harjeet Singh.

Finanças – mais recente

Portanto, caberá agora à presidência equilibrar todas essas contribuições e forçá-las a um novo texto. No financiamento da adaptação, os movimentos em direção à meta de 50% permanecem tensos. Os países mais ricos, como os EUA, querem que os doadores individuais dobrem suas promessas, mas os países em desenvolvimento dizem que isso não iria muito longe, visto que começam de uma base baixa. Ainda assim, os observadores sugerem que os ministros da UE ainda não falaram uma única vez sobre o financiamento do clima. Isso precisa acontecer rápido.

Finanças – zonas de desembarque

As soluções propostas para resolver as negociações financeiras envolvem as partes solicitantes para (1) dobrar coletivamente o financiamento da adaptação dos níveis de 2019 até 2025; (2) para trabalhar com os órgãos relevantes e as entidades da ONU / MDBs para melhorar o acesso aos fundos e (3) entregar $ 100 bilhões um ano entre 2020-25, reconhecendo o prazo vencido, e um processo robusto para o caixa pós-2025. Para obter mais informações, entre em contato com David Ryfisch em Germanwatch.

Sumidos

Mas quem fará o levantamento? Alguns países parecem ter sumido do radar em Glasgow. Alemanha, França, Japão, México e Argentina estão entre as delegações de submarinos, enquanto a palpável falta de jogo externo da UE está sendo notada nos corredores. O pequeno número de negociadores entre as ilhas do Pacífico e outras ilhas pequenas está dificultando seus esforços de divulgação. Já era um problema na semana passada, mas, à medida que a intensidade das negociações aumenta, está martelando os esforços de coordenação entre esses grupos menores e com poucos recursos.

Artigo 6 – mais recente

Não há muita novidade nos novos textos da manhã de ontem. Algumas coisas boas e ruins estão lá, todas as opções na mesa. Agora cabe aos ministros decidir. Três pontos críticos referenciados no inventário de ontem incluem: Participação de Receitas (taxa de financiamento da adaptação), ajustes correspondentes (contagem dupla) e uso de créditos de Kyoto. Isso agora entra nas negociações de xadrez tridimensional do jogo final com a obtenção de financiamento para adaptação na decisão de cobertura e nas negociações de transparência do NDC.

Boris criticado

O primeiro-ministro britânico Johnson está enfrentando críticas por não se juntar a uma aliança de países que fixa uma data para descontinuar a produção de petróleo e gás – uma das manchetes dos ‘negócios’ na COP26. É um ponto sensível para o No.10, já sob fogo por várias minas de carvão e campos de petróleo offshore que estão sendo propostos.

* Este boletim diário da Conscious Advertising Network (CAN) é feito com informações dos jornalistas Ed King, Marina Lou e Cínthia Leone. Diariamente destacam os principais assuntos da COP26.

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!