Uol  vai recorrer. Reportagem revelou que quase metade do patrimônio de Bolsonaro foi construída com uso de dinheiro em espécie

Eduardo Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Carlos Bolsonaro. Foto: Reprodução

O desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF), ordenou que o site de notícias UOL tire do ar reportagens e matérias sobre o uso de dinheiro vivo na compra de 51 imóveis da família do presidente Jair Bolsonaro (PL). O motivo seria por uso de informações sigilosas na apuração do portal, além de base de investigações anuladas.

No fim de agosto, a jornalista Juliana Del Piva revelou que quase metade do patrimônio em imóveis do presidente e de seus familiares mais próximos foi construída nos últimos 30 anos com uso de dinheiro em espécie.

Desde 1990, quando Bolsonaro entrou na política, até hoje, ele, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, conformes os dados da reportagem do UOL. Do total, pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, segundo declaração dos próprios integrantes do clã.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), se somou a pelo menos vinte outras organizações de jornalistas brasileiros para denunciar que decisão representa ‘censura’. “É direito dos cidadãos saberem como seus políticos enriqueceram”, diz um comunicado da ABRAJI.