.

Por: Um Príncipe do Gueto (@umprincipedogueto)
Twitter: @principedgueto

Derek Chauvin, policial que aparece em vídeo ajoelhado sobre o pescoço de George Floyd, até asfixiá-lo, foi preso nesta sexta-feira (29). A promotoria o acusou de assassinato e homicídio culposo, segundo a CNN.

O vídeo da prisão violenta de George Floyd, chocou o mundo. Ele morreu horas depois de um policial branco ter se ajoelhado sobre o seu pescoço.

De acordo com CBS, o motivo da prisão de Floyd foi um cheque sem fundo de vinte dólares. Os donos de um estabelecimento comercial teriam chamado os policiais, que efetuaram a prisão. Porém a violência usada pela polícia quando ele já estava algemado e imobilizado, levou à morte de Floyd.

Segundo Bill Barr, procurador-geral dos EUA, o FBI e o Departamento de Justiça farão uma investigação independente sobre se alguma lei federal de direitos civis foi violada na morte de George Floyd.

Desde ontem milhares de pessoas estão saindo às ruas para protestar, não somente em Minneapolis, mas em várias outras cidades dos EUA.

O agente já foi objeto de 18 inquéritos disciplinares, dos quais 16 foram encerrados sem nenhum tipo de punição. Ele foi demitido da polícia após o episódio vir à tona.