Pedido foi protocolado na Câmara pelo deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e a deputada Célia Xakriabá (PSOL- MG)

Foto: Ministério da Saúde

Diante da tragédia humanitária instalada nas terras indígenas Yanomami, o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e a deputada Célia Xakriabá (PSOL- MG) protocolaram nesta quarta-feira (1), na Câmara dos Deputados, requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as condutas “omissiva e comissiva” de agentes públicos e órgãos do Poder Executivo Federal, responsáveis pela segurança sanitária e alimentar do povo Yanomami e pelo combate ao garimpo ilegal naquela reserva indígena entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Deputada Célia Xakriabá e o deputado federal Dorinaldo Malafaia

A situação atual da comunidade expõe grave cenário de abandono dos indígenas pelo Estado. Segundo informações trazidas por diversos órgãos e entidades incumbidos de analisar e reverter a situação, os Yanomamis têm convivido nos últimos anos com surto de malária, pneumonia, doenças respiratórias, desnutrição grave, dentre outros, tudo associado à expansão do garimpo ilegal em suas terras. Para os deputados, a situação degradante é consequência direta de falhas graves nas políticas públicas de atenção à saúde indígena na região, bem como da ausência de medidas de combate ao garimpo ilegal na região.

Para os deputados, fica evidente que o governo federal, durante a presidência de Jair Bolsonaro, apesar de ter conhecimento da grave situação humanitária no território Yanomami, optou por “pouco fazer”, o que levou ao atual cenário na região. “Por conta disso, há que se apurar as condutas de agentes e órgãos/entidades diretamente relacionados a essa situação”, asseveram os deputados.

Leia mais:

Yanomami: STF manda investigar governo Bolsonaro por crime de genocídio

Decreto federal limita acesso à área Yanomami por rios e transporte aéreo

Equipes de saúde enviadas ao território Yanomami sofrem ameaças