Governadora Fátima Bezerra (PT) pediu atuação da Força Nacional no Rio Grande do Norte

Foto: reprodução/TV Globo

Por Cley Medeiros

“Aqui estavam todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde. Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios”, disse o prefeito Eraldo Paiva, da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em entrevista para a TV Globo. A Prefeitura calcula um prejuízo de mais de R$ 10 milhões só em remédios.

O incêndio criminoso ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na madrugada desta sexta-feira (17), no quarto dia de ataques no Rio Grande do Norte. O local mais atingido foi o depósito de medicamentos que ficou destruído.

Desde terça-feira (14), 44 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Governadora pede Força Nacional

Após ataques, o ministro Flávio Dino também autorizou o envio de 190 agentes da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar o estado. Desses, 83 já estão em Natal e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Eles atuarão em ações conjuntas e coordenadas com órgãos locais.

A governadora Fátima Bezerra esteve no Ministério da Justiça e Segurança Pública ⎯ MJSP, nessa terça-feira (14), para solicitar auxílio no enfrentamento à violência desencadeada por ataques a prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

ASSECOM/RN – RAYANE MAINAR

“Atendendo à solicitação da governadora Fátima, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, informou Flávio Dino.

Fátima foi recebida pelo secretário executivo do Ministério, Ricardo Cappelli; pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e pelo secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco. Ela estava acompanhada por integrantes de seu governo, como o vice-governador Walter Alves, e por representantes da bancada potiguar no Congresso.

Além do envio da Força Nacional, o MJSP determinou que a Polícia Rodoviária Federal reforce o patrulhamento em rodovias no interior do estado para controlar a movimentação de criminosos. De acordo com o secretário Rafael Velasco, outros 30 policiais penais integrantes da força de treinamento localizada em Porto Velho (RO) serão deslocados nesta quarta-feira (15) para Mossoró (RN), município que abriga um presídio federal.

Ataques

Entre meia-noite e 2h da última terça-feira (14), prédios públicos e estabelecimentos comerciais em 14 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de tiros e, também, incendiados por criminosos. Uma pessoa morreu e outras nove foram presas. Durante a reunião realizada na sede do Ministério da Justiça nesta tarde, representantes do governo estadual relacionaram os ataques a uma retaliação de bandidos insatisfeitos com mudanças implementadas pelo poder público local no sistema carcerário e com prisões feitas nas últimas semanas.

“O que está em curso é a reação do crime organizado frente ao avanço do governo do Rio Grande do Norte no controle do sistema prisional. Solicito apoio do Governo Federal, com a presença da Força Nacional de Segurança Pública, para que possamos somar esforços e colocar ainda mais energia no enfrentamento à violência no Rio Grande do Norte e trazer a normalidade, a paz, a ordem e a tranquilidade para o nosso povo”, disse Fátima Bezerra.