Foto: La Plaza México

A maior arena de touradas do mundo localizada na Cidade do México, a Monumental Praça de Touros, está com as portas fechadas por ordem da justiça desde a última sexta-feira (10). A decisão, ainda temporária, proíbe touradas no local até que os tribunais emitam ordem final.

A luta contra às touradas vêm de diferentes frentes: medidas políticas no Congresso, ações judiciais de associações civis e uma última, mais difícil de calibrar, a tradição da época não encontra mais lugar entre as novas gerações.

Em 27 de maio, um juiz já havia suspendido provisoriamente o show na Plaza México, a grande arena da capital mexicana, com capacidade para 50 mil torcedores. A proibição total chegou na sexta-feira passada: não haverá mais eventos até que o processo judicial termine e pode levar meses até que aconteça. O principal argumento que será debatido pelo judiciário é o direito dos animais a um ambiente saudável, incluído no artigo 4 da Constituição mexicana, apontado pela associação civil Justiça Justa, responsável pelo início da ação.

Foto: Getty Images

 

Segundo a organização, esse direito é violado se os animais, seres sencientes cuja presença em nossa sociedade contribui para uma natureza saudável, são maltratados. Em cima desse argumento que a decisão de sexta-feira foi tomada.

“A sociedade está interessada em respeitar a integridade física e emocional de todos os animais porque são seres vivos que compõem os ecossistemas e, portanto, contribuem com serviços ambientais essenciais para os seres humanos”, declarou o juiz Jonathan Bass para defender a suspensão final.

A decisão final ainda pode demorar meses até que seja determinada, mas há indícios de que a maioria Câmara será favorável à proibição. Em uma votação prévia em dezembro do ano passado, a maioria votou para acabar com as touradas no Monumental.

Com informações do El País