Ele foi foi solto na manhã de terça-feira (25) e deixou a penitenciária de Brians 2, em Barcelona, após pagar uma fiança de R$ 5,5 milhões

Foto: AFP

Ester García López, advogada da mulher vítima de estupro pelo jogador brasileiro Daniel Alves, fez um pedido de anulação pela Procuradoria do Ministério Público da Espanha para que Alves volte à prisão por risco de fuga. Ele foi solto na manhã de terça-feira (25) e deixou a penitenciária de Brians 2, em Barcelona, após pagar uma fiança de R$ 5,5 milhões. Alves foi condenado em primeira instância a quatro anos e seis meses de prisão por estupro.

A advogada da vítima afirma que Alves utiliza a Espanha apenas para férias, enquanto sua família reside no Brasil, o que levanta preocupações sobre sua disposição de abandonar o processo legal em curso.

O recurso destaca ainda as decisões anteriores do Tribunal em manter a prisão preventiva de Daniel Alves, apontando para a proximidade do julgamento como fator relevante para evitar a fuga do réu. Essa medida foi tomada para proteger a vítima e evitar sua revitimização, uma vez que o caso já atrai grande atenção da mídia.

A soltura de Daniel Alves antes da decisão em segunda instância, enquanto uma condenação em primeira instância permanece, é vista pela acusação como uma revitimização da mulher estuprada e, ademais, como uma mensagem preocupante à sociedade, sugerindo que a condenação por um crime tão grave possa ser anulada mediante o pagamento de uma fiança.

*Com informações da UOL e AFP