Após seis dias de programação, a 18ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto reforçou o seu legado de promover melhorias ao audiovisual brasileiro. Assim como na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu no início do ano, a CineOP 2023 contou com diversos encontros com profissionais do setor para discutir e propor direcionamentos e aperfeiçoamentos nos eixos centrais desta edição: preservação, história e educação.

No dia 23 de junho, aconteceu o Debate Inaugural: Preservação, História e Educação, mediado por Laura Bezerra, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A mesa contou com a presença de Denise Pires de Carvalho, secretaria Nacional de Educação Superior – Ministério da Educação, Joelma Oliveira Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC, Fabrício Noronha, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura (ES), e de Joel Zito Araújo, cineasta e doutor em Comunicação e Artes pela ECA/USP.

No encontro, foram debatidos os primeiros pontos relevantes sobre os temas propostos, como a importância de haver um plano de preservação no audiovisual, a implementação de cinemas em todas as universidades brasileiras – assim como o ensino do audiovisual -, além de provocações feitas por Joel Zito sobre a categorização de materiais históricos (pré anos 50) com a presença de pessoas negras: “Onde estão estas imagens?”, perguntou.

Fabrício Noronha e Joel Zito Araújo no Debate Inaugural: Preservação, História e Educação. Foto: Ana Pessoa/Mídia NINJA

Outro destaque dos encontros foi a mesa sobre o case de sucesso do restauro do clássico “A Rainha Diaba” (1974), do diretor Antônio Carlos da Fontoura, que estava presente ao lado de Débora Butruce, preservadora audiovisual e coordenadora técnica da digitalização do filme, Aarão Marins, supervisor técnico do escaneamento, e mediação de Fernanda Coelho, curadora Temática Preservação.

O projeto de digitalização, realizado em 2022, destaca a atualidade da obra referencial do cinema brasileiro, que está prestes a completar 50 anos. A nova cópia digital foi apresentada em fevereiro na programação do Fórum Special da Berlinale. A versão em 4K também marcou presença na programação da CineOP 2023, com direito a sessão lotada.

Cartas de Ouro Preto

Assim como na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que a partir do Fórum de Tiradentes elaborou a Carta de Tiradentes – entregue ao Ministério da Cultura (MinC) -, a 18ª CineOP realizou duas cartas e um plano de preservação, que foram apresentados no último dia do evento, 26 de junho. Neste dia, os Encontros de Arquivos e os Encontros de Educação apresentaram os resultados finais de uma semana intensa de debates, discussões e aprimoramentos de seus trabalhos.

Diversas novidades foram anunciadas e reforçadas e um contato direto entre entidades dos dois setores e o governo federal foi realizado no intuito de levar ao poder público as definições e perspectivas de áreas essenciais no desenvolvimento do país.

Na Carta de Ouro Preto da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), a entidade exaltou duas iniciativas lançadas durante a CineOP: a criação, por parte do Ministério da Cultura, de uma diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual; e a fundação do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede.

Além disso, a carta reforça a atualização do Plano Nacional de Preservação Audiovisual (PNPA), documento desenvolvido durante vários anos em encontros da CineOP e que seria protocolado no governo federal em 2016, quando o setor foi surpreendido pelo golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff (PT), além da destruição e descaso do último governo com a área de preservação audiovisual e com a cultura de maneira geral. Com a recriação do Ministério da Cultura em janeiro de 2023, a ABPA encontrou novos canais de diálogo, que culminaram num novo Plano e sua ocasional entrega ao governo.

“Os procedimentos, técnicas e práticas da preservação audiovisual incluem atividades de prospecção, catalogação, documentação, conservação, restauração, reformatação, pesquisa, difusão e acesso, e deve-se observar a importância de garantir a integridade da obra ou registro audiovisual em todos os suportes existentes, tanto analógicos quanto digitais, e o seu tratamento informacional. O patrimônio audiovisual também inclui salas de cinema (e outros espaços de exibição) e os chamados materiais correlatos (…) Ressaltamos que a preservação audiovisual integra a cadeira produtiva do audiovisual em conjunto com a produção, a distribuição/difusão, a exibição/circulação e a formação é fundamental na consolidação de políticas públicas que assegurem a sustentabilidade do audiovisual brasileiro”, diz trecho do documento.

Entrega do Plano Nacional de Preservação Audiovisual. Foto: Ana Pessoa/Mídia NINJA

A Carta de Ouro Preto apresentada pelo Encontro da Educação e XV Fórum da Rede Kino chamou atenção para a implantação de uma nova PNED (Política Nacional de Educação Digital):

 “Nosso diagnóstico revela a necessidade de uma PNED que inclua o audiovisual como um de seus eixos estruturantes, tendo em vista que 82% do conteúdo digital que circula na internet é audiovisual. Dessa forma, com base em nossa experiência, um eixo audiovisual atua na transversalização, descentralização e territorialização da educação digital em todo o Brasil, tendo potencialidade de incentivar a adoção de leis e políticas semelhantes em outros países latino-americanos”.

Neste contexto, acredita-se que uma educação digital que não sirva estritamente aos interesses de uma inovação industrial e mercadológica, à compra e venda de novos aparelhos tecnológicos, forçando uma obsolescência programada com impactos ambientais irreversíveis e um excessivo consumo de energia que coloca em risco a sustentabilidade da vida planetária”, mas sim “o acesso básico da escola pública a equipamentos, formação e tecnologias assistivas e, especialmente, uma educação digital crítica alinhada a processos criadores e inventivos de mundos mais justos, menos desiguais e menos violentos”.

Os documentos podem ser lidos na íntegra no site oficial da CineOP.

Leia mais:

https://midianinja.org/news/cineop-2023-mostra-de-cinema-de-ouro-preto-realiza-18a-edicao-celebrando-a-musica-preta-brasileira/