Imigrantes e refugiados construíram grande parte da história do Brasil e ampliar o olhar para esses espaços demográficos também é uma forma de honrar aquilo que se faz presente em nossa própria identidade enquanto povo. Em tempos de Copa do Mundo, esse debate é necessário.

Pensando nisso, um grupo de imigrantes e refugiados do Oriente Médio e continente africano promove uma conversa aberta e participativa sobre o Mundial, as diferentes culturas e formas de enxergar o mundo. A atividade será realizada na próxima sexta-feira (9), às 19h, no Espaço Al Janiah, um espaço cultural palestino, na rua Rui Barbosa n° 269, no Bixiga, em São Paulo.

Entre os convidados, estão a cineasta Rawa Alsagheer, o jornalista Anas Obaid, o advogado Braima Mane e a artista Nduduzo Siba.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

Será que estamos abertos a criar diálogos amplos e participativos de uma visão que desconhecemos, ou conhecemos apenas um lado? Retratamos de forma justa ou a partir do olhar estrangeiro e colonizador ocidental? Será que reproduzimos esses mesmos discursos colonizadores quando retratamos nossa opinião baseada em uma informação deturpada sobre um território ou povo? Até que ponto a mídia ocidental alimenta a narrativa para que esses lugares sejam subjugados? Estes serão algumas temas em debate.

Conheça os convidados

Rawa Alsagheer é de origem palestina, nascida na Síria, cineasta, ativista política e professora de árabe.
Ela é coordenadora da Samidoun, rede de solidariedade aos prisioneiros palestinos nas prisões da ocupação israelense e no movimento Caminho Palestino Revolucionário Alternativo. Também é membro no movimento Alkaramah para as mulheres palestinas.

Anas Obaid, de origem síria, é jornalista, ator e ativista dos direitos humanos. Responsável pelo projeto Ponto Zero Refúgio.

Braima Mane é de Guiné Bissau, bacharel em Direito e ativista social. É co-idealizador do projeto Ujamaa Mãe Solo.

Nduduzo Siba é artista sul-africana de raízes sulu, cantora, atriz e dançarina. Apresenta as danças típicas de sua terra natal e atualmente trabalha como professora de dança zulu, tradicional da África do Sul.