Foto: FIFA

Texto de Valquíria Monteiro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Austrália e Nigéria, pelo grupo B, se encontram pela segunda vez em uma copa do mundo. A equipe Nigeriana precisava de uma vitória para continuar na disputa.

O primeiro tempo começou bem equilibrado, com ambas equipes chegando ao ataque. A Nigéria evitava se expor e esperava o erro da Austrália, apostando em contra-ataques rápidos. Já a equipe australiana, teve mais chances nas bolas paradas, com muitos escanteios para as donas da casa levando perigo para a goleira nigeriana Nnadozie. Nos acréscimos depois de uma infiltração sai o primeiro gol do jogo, Edmong coloca as australianas na frente. Também na primeira etapa a Nigeria chega ao gol de empate com Kanu.

A segunda etapa começou com ambas equipes indo pra cima e buscando espaço para finalizar, enquanto a Nigéria aposta em finalizações fortes de fora da área, a Austrália foca na bola parada de escanteios dando trabalho para Nnadozie. Mas incrivelmente a Nigéria desempata em um dos poucos escanteios que teve no jogo, com uma cabeçada da Ohale, que sofre uma falta da Kennedy no momento do gol. Ohale mal conseguia respirar após a falta nem conseguiu comemorar o gol que decretou a virada da Nigéria.

Poucos minutos depois, com um recuo errado da Kennedy, a Nigéria chega ao terceiro gol com Oshoalla, que é a única jogadora a marcar em suas últimas 7 das 8 ultimas partidas de Copa do Mundo. A Austrália pressiona bastante mas não consegue finalizar, o sistema defensivo nigeriano é rapido e bem organizado, o que dificulta a vida das donas da casa. A seleção australiana tem substituições que deixam o time mais ofensivo, elas passam a pressionar muito no final do jogo e chegam a diminuir com um gol da Kennedy após uma cobrança de escanteio.

Com o resultado de 3×2 de virada, a equipe nigeriana vira líder do grupo B, passando o Canadá em saldo de gols e deixando a disputa pela vaga para a próxima rodada, dificultando a vida da Austrália e Canadá.