“Nós já fizemos história, agora vamos ampliar”, Andreia de Jesus defende que não há democracia sem corpos como o seu

Andreia de Jesus é candidata a deputada estadual em Minas Gerais. Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Apenas em 2018 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu uma mulher negra como deputada. Foi quando Andreia de Jesus se elegeu para seu primeiro mandato. Desde então vem enfrentando os preconceitos de um ambiente machista e racista e disputando uma política que seja verdadeiramente preocupada com as pessoas. “Nós já fizemos história, agora vamos ampliar essa história. A gente abre caminho”, conta. 

Advogada popular, mãe solo e moradora de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, Andreia constrói seu mandato a partir das bases. Ela luta na garantia dos direitos em diálogo com as mulheres, as evangélicas, mães de que dormem nas portas dos presídios, os sem teto e sem terra, com os quilombos e comunidades tradicionais.

Andreia lembra de seu processo de formação política, que começou em casa com seus pais analfabetos e que sempre repassaram aos filhos a importância de exercer o direito ao voto. Construiu uma trajetória de militância, lutando por moradia e abolicionismo penal e se orgulha de lembrar de suas inspirações em outras mulheres negras que vieram antes dela.

“Marielle Franco me convocou. Me convocou para estar aqui hoje. A morte dela fez a gente levantar. Hoje o que me orienta na minha vida é essa ancestral, essa mulher que é muito maior que o sobrenome, que o nome, que o cargo cargo que ela ocupou, Marielle Franco vai seguir orientando a gente.”

 

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/andreiadejesuus
▪️ Facebook – facebook.com/andreiadejesuus
▪️ Twitter – twitter.com/andreiadejesuus

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher