Nova pesquisa presidencial do Datafolha aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue firme na liderança com 45% e ainda ampliou a vantagem para Jair Bolsonaro (PL) que caiu para 33%

A pouco mais de 2 semanas para a eleição, levantamento aponta que Lula caminha para vencer o pleito com ampla vantagem. Foto: @claricelissovsky

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (15), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou a diferença para Jair Bolsonaro (PL) em 12 pontos. Lula manteve os 45% do último levantamento, do dia 9 de setembro, já Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, de 34% para 33%.

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 48%, com fortes chances do petista vencer a eleição já no primeiro turno, já que, para isso, basta 50% e mais 1 voto.

Enquanto isso, a avaliação do candidato do PL piorou. O percentual que o considera ruim ou péssimo aumentou de 42% para 44%. Já o de pessoas que o avaliam como ótimo ou bom caiu para 30%.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, foi de 7% para 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) manteve os mesmos 5% que já tinha na pesquisa anterior. A campanha pelo voto útil continua forte para a vitória de Lula no primeiro turno, já que 54% dos eleitores de Ciro e de Simone Tebet são mais voláteis e admitem votar em outro candidato no dia 2 de outubro.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula registrou crescimento de 2 pontos e marca 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: foi de 31% para 30%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, de acordo com o Datafolha, Lula venceria Bolsonaro. O petista marca 54% (crescimento de 1 ponto com relação ao último estudo), enquanto Bolsonaro registra 38% (queda de 1 ponto).

O levantamento contou com 5.926 entrevistas feitas em 300 municípios brasileiros entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Governo RJ

Foto: Mídia NINJA

A boa notícia da nova pesquisa Datafolha, foi o crescimento do candidatos Marcelo Freixo (PSB) um ponto percentual em relação à última consulta e chegou a 27%. Com isso, o candidato progressista aparece tecnicamente empatado na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro com Cláudio Castro (PL) que obteve 31% das intenções de votos e manteve a porcentagem da última consulta do instituto.

Ao que tudo indica os dois devem disputar o segundo turno em 30 de outubro, e essa disputa também apresenta um empate técnico. O momento de ascendência para Freixo, que chega aos 41% de intenções de votos contra 37% na última pesquisa. Cláudio Castro ainda está na frente em um hipotético segundo turno com 43% das intenções de votos.