Ex-presidente tem 47%; soma dos adversários é suficiente para eleição em primeiro turno

Foto: Reprodução Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno conforme nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira. Os novos dados já eram esperados, sobretudo depois de uma semana de grande agitação política e econômica, envolvendo Anitta, convenções partidárias, declarações golpistas e o aumento do Auxílio Brasil.

A política eleitoreira de benesses economicas lançadas às vésperas das eleiçoes não surtiram muito efeito para o lado de Bolsonaro, que oscilou um ponto, com 29%. Lula mantém 47% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) também segue com 8%, assim como os demais candidados abaixo dos 2%. A margem de erro do levantamento, feito nesta quarta (27) e quinta-feira (28), é de dois pontos percentuais.

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades.

Desde junho, Bolsonaro tem reforçado uma política de ataque ao sistema eleitoral diante das pesquisas que, cada vez mais, apontam para a eleição de Lula. A reação, contudo, tem sido notada em diversas frentes e instuitiçoes demcráticas, somando artistas, juristas, ex-ministros, etc.

Carta pela democracia conta com mais de 160 mil assinaturas e sofre ataques hackers