Foto: Lula Marques

Pesquisa DataFolha divulgada nesta segunda (22) aponta que aprovação ao trabalho do ex-juiz Sérgio Moro sofreu uma queda abrupta em sua aprovação desde 2016, quando estava no auge de sua atuação.

A rejeição ao trabalho do ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro dobrou. Ela variou entre 11% e 13% em 2016, e agora está em 27%. Quem o avalia como regular soma 25%, ante entre 15% e 16% há cinco anos.

Segundo aferiu o instituto, 45% dos brasileiros consideram que Moro foi bom ou ótimo como juiz principal da operação e seu símbolo. Em três mensurações há cinco anos, esse número variou de 65% a 62%.

O instituto questionou 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 deste mês. A pesquisa, nacional e por telefone, tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Para complicar a situação do ex-magistrado, a revelação de grampos comprometedores de membros da Lava Jato, ele incluso, a partir de junho de 2019 pelo site The Intercept Brasil, erodiu sua imagem e levou o Supremo a analisar o caso da eventual parcialidade de Moro no julgamento de Lula.

No começo deste mês, o Supremo anulou todas as condenações de Moro contra Lula e enviou o processo para ser analisado em Brasília, alegando que Curitiba, onde Moro atuava, não tinha jurisdição sobre o caso. Lula, por ora, voltou a ser elegível. Atualmente o julgamento está suspenso após o pedido de vistas do ministro Nunes Marques.