Foto: Midia NINJA

O palco do Ato pela Terra tremeu com a apresentação de Daniela Mercury que encerrou o evento ao lado do anfitrião Caetano Veloso. A estrutura montada na Esplanada dos Ministérios juntou artistas e demais cantores que cantaram e pularam ao som das músicas de sucesso da cantora baiana, acompanhados por milhares de pessoas que presenciaram um evento histórico em defesa do meio ambiente.

Daniela Mercury também aproveitou o momento para mandar o seu recado ao governo de Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que juntos estão promovendo um verdadeiro desmonte das leis ambientais do país. “Não queremos grilagem, invasão de terras indígenas, não aceitamos que as nossas florestas sejam destruídas e não queremos o Marco Temporal, que é um desrespeito à Constituição”, afirmou.

Durante sua apresentação da canção “O Canto da Cidade”, a cantora lembrou que o Brasil é dos brasileiros, dos negros, LGBTs, dos quilombolas e pediu respeito aos povos originários. Ela também cantou “Você não entende nada” e “A luz de Tieta”, de Caetano, a quem ela classificou como “presidente do meu país”.

Ela agradeceu ao público que compareceu de diversas partes do país. “É essa união que faz a gente ter esperança e força e acreditar que a gente pode mudar sim este país e colocar ele de novo num caminho de prosperidade, de amor, é isto que a gente quer, continuar no caminho que a gente vinha e avançar”. E completou: “Fora Bolsonaro, isso é o mínimo que a gente tem que querer para nós. A gente quer pessoas que amem a gente do jeito que a gente é”.

O momento mais emocionante do ato, aconteceu no encerramento quando Caetano Veloso cantou a música “Um Índio”, ao lado de lideranças indígenas como Sônia Guajajara, Célia Xakriaba e Txai Suruí. Na sequência ele emendou a canção “Terra”, que foi acompanhada por Maria Gadú, Seu Jorge, Daniela Mercury e pelos artistas presentes.

Rap e Hip Hop

Foto: Midia NINJA

Outro momento em que o palco do Ato pela Terra tremeu foi na apresentação do rapper Criolo, que fez um show marcante ao lado de Emicida e Baco Exu do Blues. O show começou calmo com “Menino Mimado” e “Não existe amor em SP”, mas fez o público pular com “Convoque seu Buda” e “Subirusdoistiozin”.

Emicida também fez uma apresentação emocionante cantando canções do seu álbum AmarElo, além de cantar “Baiana” com Caetano Veloso.

O que é o “Pacote da Destruição”, alvo dos protestos de artistas em Brasília?

Vídeo | Cissa Guimarães e Zezé Polessa puxam coro “Fora Bolsonaro” em Brasília