Foto: Mídia NINJA

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, extinguiu seis órgãos colegiados de combate à violência contra a mulher e minorias. A portaria foi publicada nesta segunda (19) no Diário Oficial da União.

Desburocratização, Convênios e Contratos Administrativo e Segurança da Informação e Comunicação, a Comissão da Agenda de Convergência, Comitê de Gênero Janaína Romão e o de Diversidade e Inclusão foram os colegiados extintos, que tinham como principal objetivo promover ações visando a prevenção da violência de gênero.

Recentemente, um levantamento divulgado pela Agência Pública mostrou que, mesmo com R$ 13,6 milhões reservados no orçamento deste ano, Damares Alves não gastou, até hoje, nenhum centavo com a construção da Casa da Mulher Brasileira, uma das principais iniciativas do governo federal para o enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte de um programa lançado por decreto em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT) com o nome de “Mulher: Viver Sem Violência”. O objetivo era expandir a rede de serviços voltados para as mulheres vítimas de violência e promover a integração entre eles, através de ações para além da implementação das casas, como a ampliação da central telefônica Ligue 180 e campanhas de conscientização sobre o tema.