Foto: Cristiane Leite

Educadora social e sanitarista pela Univerisidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daiana Santos é a primeira vereadora eleita assumidamente lésbica em Porto Alegre. Hoje, ela está em campanha eleitoral por uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília, pelo PCdoB.

Dai, como é chamada, também integrou a primeira bancada negra de Porto Alegre quando foi eleita vereadora nas últimas eleições municipais. Construiu uma mandata antirracista que luta pelos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIA+, além de pautas prioritárias como educação, saúde e políticas públicas para a periferia da cidade.

Idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA, projeto social que atende mulheres em situação de vulnerabilidade socioecônomica, Daiane afirma que é indispensável colocar a periferia no centro do debate política. “A gente tem que fazer o movimento que traga a periferia para o centro da prioridade. Só assim a gente vai mudar essa conjuntura que é extremamente desfavorável”, afirma.

“A gente tá falando de recortes bem específicos como homens negros, mulheres negras, LGBTs, mães solo e toda uma relação dada na pirâmide social. Se a gente não faz esse movimento de trazer para o centro a periferia, a gente não vai promover um impacto na política. Daqui a quatro anos eu quero olha essa mudança na base. Olhar o povo tendo essa esperança”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/daianasantospoa
▪️ Facebook – facebook.com/daianasantospoa
▪️ Twitter – twitter.com/daianasantospoa

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher