Foto: Abner Dourado

Por Patrick Simão / Além da Arena

O Água Santa está na final do Campeonato Paulista! O clube que até 2011 jogava somente campeonatos na várzea se profissionalizou e, em 2023, disputará o título do Paulistão.

O time de Diadema foi fundado em outubro de 1981, por imigrantes do Norte, Nordeste e de Minas Gerais, que buscavam uma alternativa de lazer na cidade. O nome Água Santa foi escolhido como referência à rua do terrão onde o clube começou a jogar. O time foi se desenvolvendo no futebol de várzea, vencendo competições municipais no adulto e no juvenil, totalizando 17 títulos no futebol amador. Com as crescentes conquistas, o time começou a planejar sua profissionalização, que foi oficializada no dia 8 de dezembro de 2011.

Em 2012, disputou competições juvenis estaduais. O primeiro torneio do time principal foi em 2013, na 4ª divisão do Campeonato Paulista. O início foi meteórico: 3 acessos consecutivos, e em 2016, o Esporte Clube Água Santa chegava pela primeira vez à elite do futebol paulista.

Logo em sua estreia na primeira divisão estadual, o Água Santa conquistou uma expressiva vitória sobre o Palmeiras, por 4 x 1. O clube foi rebaixado naquele ano, mas posteriormente voltou à primeira divisão. Em 2020, o “Netuno”, como é carinhosamente apelidado, venceu o Corinthians por 2 x 1. Agora, em 2023, eliminou São Paulo e Bragantino, dois times de Série A, e disputará o título do Paulistão com o Palmeiras. Uma trajetória histórica e pouco vista atualmente no futebol brasileiro.

No entanto, apesar de estar na decisão do estadual, o Água Santa não tem mais calendário para 2023. Devido ao baixo orçamento e ao fato de não ter divisão nacional no momento, o clube economizará e não irá disputar a Copa Paulista no 2º semestre. Antes de parar as atividades, o Esporte Clube Água Santa disputa o maior título de sua história, mesmo com pouco tempo como clube profissional.

Por não disputar mais competições este ano, o clube precisou lidar com o risco de ter muitos desfalques para o 2° jogo da final. Isso aconteceu porque a janela nacional de transferências fecha no dia 4 de abril, e a 2ª partida da decisão é no dia 9. Para terem um clube para jogar no restante da temporada, boa parte dos jogadores já tem acordos com outros clubes a partir do dia 5. Porém, nesta terça-feira a CBF informou que este problema já havia sido resolvido, com os clubes das séries A e B abrindo uma exceção para os jogadores envolvidos em finais de estaduais por outros clubes.

Devido à grande campanha neste Paulistão, o Água Santa está garantido na Série D e Copa do Brasil de 2024, e terá maiores possibilidades de estabilidade no próximo ano.