Prazo para realizar a inscrição termina nesta segunda (29); veja quem tem direito

Foto: Reprodução/AFUBESP

Por Nathália Shizuka

Em parceria com a Descomplica, o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançou o programa “Mover para Desenvolver”. Com inscrições abertas até hoje (29), a formação gratuita destina-se exclusivamente ao desenvolvimento profissional de pessoas negras, oferecendo 2.500 bolsas de estudos para impulsionar carreiras e abrir portas a novas oportunidades.

Os cursos terão início em fevereiro, com uma duração de seis meses. Podem participar universitários próximos à formatura ou formados nos últimos 5 anos, além de profissionais interessados em transição de carreira e vinculados às empresas associadas ao Mover.

Segundo um estudo de 2023 realizado pela FDUSP (Faculdade de Direito Universidade de São Paulo), profissionais negros enfrentam 58 vezes menos chances de acessar altos cargos. A pesquisa, que analisou a governança corporativa e a diversidade racial em companhias abertas brasileiras, revelou que o mercado empresarial ainda é profundamente marcado pelo racismo e patriarcado.

Esses resultados impactam diretamente a perspectiva de crescimento dessas pessoas, uma vez que a possibilidade de ascensão a cargos de gestão parece estar fora de sua realidade. O programa “Mover para Desenvolver” surge como uma oportunidade estratégica para o aprimoramento de competências essenciais, visando um mercado de trabalho mais equitativo.

O curso oferecerá trilhas formativas especializadas em Soft Skills, Liderança, Organização e Produtividade. Essas habilidades são altamente valorizadas por empresas de diversos setores, conforme apontado pelo relatório “The Future of Work” do Fórum Econômico Mundial, que destaca as soft skills como as principais qualidades do profissional tanto no presente quanto no futuro.

Inscrições no site: https://parceiros.descomplica.com.br/moverted/inicio