O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV Ninja – no Youtube.

Foto: Divulgação

O décimo segundo episódio do Narrativas de Brasis, Cultura Digital: Hackeando a Distopia, debate as políticas públicas da
cultura e da cultura digital dos últimos 15 anos, democratização da internet, e tecnologia. Com a participação do sociólogo e ex-ministro da cultura Juca Ferreira, da professora e pró-reitora de Extensão da UFRJ Ivana Bentes, da midialivrista Dríade Aguiar, da idealizadora do Preta Lab Silvana Bahia, e do coordenador da Universidade Livre da Chapada Diamantina Pedro Jatobá.

Juca Ferreira comenta sobre o desmonte sofrido pelas políticas públicas de cultura e cultura digital no Brasil nos últimos 3 anos, do cenário político desde o golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência e sobre a conjuntura política no sentido da politização contínua da sociedade e da formação de uma frente ampla progressista para as próximas eleições.

Foto: Divulgação

Ivana Bentes fala sobre o desenvolvimento das políticas de cultura digital no período do Ministério de Gil e Juca (entre 2003 e 2008), os desafios da extensão no quesito de acesso digital dos alunos da UFRJ, da banda larga universal e de outros desafios relativos à cultura digital.

Foto: Divulgação

Dríade Aguiar apresenta o trabalho da Mídia Ninja, argumenta acerca da importância de mobilizar pautas importantes através das redes sociais com alcance massivo, fala sobre democratização do acesso à internet, e sobre os desafios do hackeamento e do aquilombamento das militâncias.

Sil Bahia comenta a importância de disputar o ambiente da tecnologia através da voz da mulher negra, os desafios de implementação envolvidos no projeto-causa que coordena, o Preta Lab, e como a tecnologia pode contribuir para debates
sociais importantes do país.

Foto: Divulgação

Pedro Jatobá problematiza o ambiente digital proprietário, fala sobre soberania tecnológica e como os softwares proprietários
manipulam e expõem dados de modo alheio à privacidade dos indivíduos.

Ao fim, as convidadas e convidados respondem à provocação central do programa: “O que é o Brasil pra você?”

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: Cultura Digital: Hackeando a Distopia | Episódio 12 – YouTube.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.