O novo código familiar amplia proteções para mulheres, crianças e idosos e permite que casais LGBTQIAP+ se casem e adotem crianças

A deputada feminista Mariela Castro é filha do ex-presidente cubano Raúl Castro. Foto: Yamil Lage/AFP/Getty Images

Cuba legalizou o casamento homoafetivo depois que os cubanos votaram a favor de um código familiar que aumenta a proteção para as minorias na ilha. O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral do país nesta segunda-feira (26).

O órgão disse que 74,1% dos que podem votar no referendo nacional de domingo (25) acabaram votando. Com 94% dos votos apurados até as 9h de segunda, 3.936.790 votaram a favor e 1.950.090 contra o que é um apoio esmagador à nova lei.

O novo código familiar amplia as proteções para mulheres, crianças e idosos e permite que casais LGBTQIAP+ se casem e adotem crianças.

Alguns dos principais pontos do novo código aprovado em Cuba:

1) O Novo Código da Família é uma lei que garante direitos fundamentais para a sociedade civil cubana. O código anterior era uma lei de 1975.

2) O processo começou em 2021 após debate com mais de 70 mil assembleias populares em toda a ilha.

3) Pontos destacados:

  • Reconhecer pais e mães de um filho ou filha;
  • “gestação solidária”, sempre que não implicar lucro;
  • Maior proteção econômica para quem realizar cuidados domésticos;
  • O matrimônio é visto como uma “união entre pessoas” que abre a possibilidade de um matrimonio de pessoas do mesmo sexo.
  • Maiores direitos de preservação para mulheres vítimas de violência doméstica;

5) Alguns setores de Cuba resistem as mudanças, sobretudo grupos religiosos que criticam o matrimônio de pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais gay.

6) Organizações sociais que apoiam a reforma destacam a importância do novo Código como garantia de direitos para o futuro do país.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FOdA (@planetafoda)

Leia mais:

Cuba faz consulta popular sobre reconhecimento do casamento homoafetivo

Estudantes da periferia de SP são selecionados para estudar cinema em Cuba