Dirigido por Claudio Borrelli, com produção de Fernando Meirelles, filme retrata o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo; distribuição é da O2 Play

Foto: Divulgação / O2 Play

O artista plástico Cripta Djan e o Design Ativista, braço da Mídia NINJA, apresentam com exclusividade o novo pôster do filme Urubus, dirigido por Claudio Borrelli e com produção executiva de Fernando Meirelles. O longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros dia 1 de junho, com distribuição da O2 Play.

A nova versão do pôster, inspirada no cartaz teaser de JR Voodoo.House lançado em 2019, é assinada pelo designer Gus Kondo – que concorreu na categoria Excellence in Poster Design Competition da SXSW 2022 com a arte de “Raquel 1:1”.

Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de “Marighella”), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Design Ativista (@designativista)

O longa-metragem tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.

“Como o pichador sempre tem muita história, não faltaram referências e inspirações para trabalhar o roteiro do filme. Todo pichador tem um livro para contar: são anos de dedicação nas ruas, aventuras e vivência na cidade. Desde o começo do projeto, mesmo tendo a minha própria vida como ponto de partida e sendo fiel aos fatos da minha trajetória, eu sempre tive a liberdade de trabalhar com a ficção. Isso me deu mais autonomia para a criação”, afirma Djan.

“Eu sempre brinquei com o Djan, dizendo: ‘Você é o pintor e o filme é o quadro. Eu sou o pincel’. Meu trabalho foi unir a história dele à tela. Tive o compromisso de mostrar, de maneira cinematográfica, como é o mundo do pixo e a realidade dos pichadores. Tudo com muito cuidado, sem tomar nenhum partido ou colocar um ponto de vista”, complementa o diretor e roteirista Claudio Borrelli.

Urubus foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro. O longa também teve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award – Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio.

Ficha técnica

Direção: Claudio Borrelli
Roteiro: Mercedes Gamero, Claudio Borrelli, Cripta Djan
Produção: Julia Tavares, Claudio Borrelli
Produtores: Tina Ponte
Produção Executiva: Fernando Meirelles, Julia Tavares
Fotografia: Ted Abel
Direção de Arte: Larissa Cambauva, Paulo Ribeiro
Som: Silvio Piesco
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Som direto: Débora Murakawa
Figurino: Katia Gimenez
Maquiagem: Claudio Borrelli, Marcelo Cavalieri
Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando, Matias Antonio

Sinopse

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão – Marginal Alado”, e internacionais, em parceria com a Netflix, como “O Irlandês”, “Dois Papas”, “Não Olhe Para Cima”, “Bardo” e “Pinóquio por Guillermo Del Toro” – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: “Annette”, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, “Crimes of the Future”, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional “Drive My Car”, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 “Holy Spider”, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator “Aftersun” e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional “Close”.

Mais informações no site da O2 Play.