Fator Lula fez o PT conquistar 6,6 milhões de votos a mais no estado em relação ao pleito de 2018

Lula e Haddad na aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Foto: Ricardo Stuckert

Por Mauro Utida

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país com 34,6 milhões de eleitores e representa o número considerável de 21% do eleitorado brasileiro. Apesar de Jair Bolsonaro ter conquistado 47,7% dos votos válidos no primeiro turno, contra 40,9% de Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou 6,6 milhões de votos a mais em relação a 2018, quando Fernando Haddad (PT) concorreu na disputa à Presidência.

“Em um segundo turno apertado, cada voto faz a diferença. Mesmo conquistando menos votos em SP do que Bolsonaro, não faltam motivos para que a campanha de Lula veja com bons olhos os resultados do primeiro turno no estado”, escreveu os pesquisadores Otávio Catelano, Andressa Rovani e Fabíola Brigante Del Porto, na Coluna NINJA do Observatório das Eleições 2022.

A campanha de Lula que tenta reverter a baixa votação do candidato petista de 2018, Fernando Haddad, também pode colaborar para eleger o agora candidato ao governo do estado. No primeiro turno, Haddad testemunhou uma disparada de Tarcísio de Freitas (Republicanos) entre os eleitores do estado, assim como ocorreu em 2018, quando foi o candidato petista à Presidência.

Para vencer Tarcísio, Haddad tem o desafio de diminuir a rejeição que o PT tem no interior do estado e aumentar a confiança dos eleitores desta região, assim como na capital paulista. No primeiro turno, o candidato petista venceu em 44 das 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo, principalmente nas regiões extremas da cidade nas zonas Sul, Norte e Leste.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (17), Haddad confirmou que a estratégia nesta reta final é dialogar mais com o interior. O ex-prefeito de São Paulo, também questionou o plano de governo do adversário que não é do estado e caiu de para-quedas nesta eleição.

No Twitter, Haddad faz questão de destacar ser paulista raiz. “Eu gosto do interior, metade da minha família é do interior. Até os 20 anos passava as férias no interior. Se tem um cara nessa disputa que é paulista sou eu. Não é porque o Tarcísio é de fora. É porque sou paulista mesmo”.

Outra informação importante destaca pela Coluna NINJA do Observatório das Eleições é que entre as eleições de 2018 e 2022, o estado de São Paulo ganhou mais de 1,6 milhão de novos eleitores.

Os pesquisadores também informaram que apesar de Bolsonaro ter mantido a vitória no estado de São Paulo, ele viu seu apoio encolher. “O candidato à reeleição saiu do primeiro turno com 138 mil votos a menos do que conquistou em 2018. Considerando apenas a capital, a perda foi de cerca de 217 mil votos, compensada com alguns pequenos ganhos no interior”, informa.

Leia mais:

“Desafio é conquistar votos no interior nesta reta final”, diz Haddad no Roda Viva

Em SP, Lula amplia votação do PT em todas as cidades. Bolsonaro perde votos em 3 a cada 4 municípios

STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno