“Aqui ninguém larga a mão de ninguém. Vamos fortalecer essa política”, garantiu o ministro Wellington Dias

Foto: Roberta Aline/MDS

A cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) localizada na região do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, recebeu a visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, nessa quinta-feira (9), ao lado do deputado federal Guilherme Boulos, histórica liderança do movimento.

Com 150 refeições diárias gratuitas, a unidade atende a população vulnerável da região. A partir de uma apresentação feita pelo deputado, o ministro conheceu a equipe responsável e todo o espaço, onde almoçaram depois.

“A ideia é fazer com que esse modelo da cozinha solidária, como é essa aqui do Sol Nascente, chegue onde as pessoas mais precisam”, afirmou o ministro.

“Saio daqui mais comprometido ainda. Eu sei do compromisso e da sensibilidade do presidente Lula. Ele não quer só a transferência de renda. Ele quer que as pessoas tenham uma comida boa”, enfatizou o titular da pasta que tem como missão a garantia da segurança alimentar e nutricional.

Foto: Roberta Aline/MDS

Wellington Dias ainda comentou a intenção de contribuir com o fortalecimento do projeto de transformar a experiência em política pública. “A ideia é fazer com que esse modelo da cozinha solidária, como é essa aqui do Sol Nascente, chegue onde as pessoas mais precisam. Aqui ninguém larga a mão de ninguém. Vamos fortalecer essa política”, garantiu o ministro.

O projeto de criar uma Política Nacional de Cozinhas Solidárias foi anunciado por Guilherme Boulos. “Recebemos nosso grande amigo, o ministro Wellington Dias, para ele conhecer de perto a experiência das cozinhas solidárias e para a gente avançar no projeto. Nossa proposta é transformar as cozinhas solidárias em política pública. Wellington recebeu isso muito bem”, disse o deputado.

Criadas no início da pandemia para combater a fome, as cozinhas solidárias do MTST já serviram mais de 1,2 milhão de refeições gratuitas nas 31 unidades espalhadas por todo o Brasil. A iniciativa, que inspira o projeto de lei, funciona à base de doações voluntárias pela internet e foi premiada pela ONU em dezembro de 2022.

Leia mais:

Retrocesso: Tarcísio veta lei que garantia distribuição de absorventes em São Paulo

 

PF inicia Operação Libertação para combater garimpo ilegal em terras Yanomami

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (9)

Lula vai apresentar a Biden ideia de clube da paz para conflito Rússia-Ucrânia

Em Salvador, Spartakus lança “Missão”, um pagodão da resistência

 

Projeto de Lei cria o Selo ‘Não é Não’ em eventos de entretenimento no Brasil