Foto: Breno Esaki / Saúde-DF

A guerra contra o coronavírus é, sem dúvidas, uma combate desvantajoso em relação ao tempo de proliferação do vírus à identificação e tratamento dos casos. Ele, Covid-19, está a pelo menos 2 semanas à frente dos profissionais que trabalham incansavelmente para salvar as vidas por ele infectadas.

Um estudo feito a pedido da UOL para o Observatório COVID-19 BR, iniciativa independente, aponta o atraso no diagnóstico dos óbitos relacionados ao novo coronavírus. O grupo, que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, também chegou a calcular que, em um cenário mais pessimista, o número pode ser até nove vezes maior que o dado oficial. O levantamento levou em conta a demora entre as ocorrências das mortes e a entrada delas nas estatísticas do governo.

Para fazer a análise, o observatório utilizou as informações da data de óbito apresentadas pelo governo nos boletins dos dias 29 e 30 de março e 2, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 13, 14 e 15 de abril. O estudo foi feito com base nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (15), quando o país registrava 1.736 mortes.

O gráfico gerado pelo estudo aponta número de mortes em cenário mais conservador, sendo de 3.869, considerando até 10 dias de atraso para a confirmação da data dos óbitos por Covid-19 e cenário mais pessimista, sendo 15.648, considerando até 20 dias de atraso para a confirmação do óbito por Covid-19.

Para ilustrar o atraso gerado dos dados oficiais em relação ao número de mortos, podemos analisar o primeiro óbito confirmado no dia 17 de março, informado que tinha ocorrido no dia anterior. Duas semanas depois, já em abril, descobriu-se que outra morte foi a primeira no Brasil e que tinha acontecido no dia 15 de março. Houve caso em que a morte demorou quase 1 mês para entrar nas estatísticas.

Com esse estudo, o observatório conclui que o país teria cerca de 122% a mais de mortes do que o divulgado em um cenário conservador e até 15,6 mil em um cenário pessimista calculando 20 dias de atraso até a confirmação da causa da morte.