Foto: João Laet / AFP

Atualizado às 12h46

No início desta manhã de segunda-feira (13) a mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio, informou que os corpos do marido e do indigenista Bruno Araújo Pereira teriam sido encontrados nas buscas em áreas do Vale do Javari. A Polícia Federal não confirmou o fato e também negou a existência de corpos, mas Alessandra disse ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, que a informação veio da embaixada britânica.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também negou que tenham sido encontrados corpos e pede que sociedade continue a pressão para a continuidade das buscas. De acordo com a PF, foram encontrados materiais biológicos que passam por perícia. “Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”, diz a nota.

No local, já há especialistas para executarem o trabalho da perícia, que não há previsão de término.

Bombeiros haviam encontrado, neste domingo (12), uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira no interior do Amazonas. O material foi encontrado por volta das 16h (horário local) e foi encaminhado para perícia. A Polícia Federal confirmou que os pertences são dos desaparecidos. Foram encontrados um cartão de saúde com nome de Bruno Pereira e outros itens dele e de Dom Philips.

A informação foi confirmada pelo coordenador da equipe dos Bombeiros em Atalaia do Norte, Barbosa Amorim. Segundo ele, o material foi encontrado próximo à casa de Amarildo Costa de Oliveira, suspeito de envolvimento no crime, que segue preso no município. Ainda, junto com os equipamentos, foram encontradas camisas e meias.

“[O material] foi encontrado próximo à casa dele [Amarildo], na comunidade de São Gabriel. A partir do local em que encontramos essas mochilas hoje, vamos dar continuidade nos mergulhos, principalmente nas árvores próximas, para certificar que não há nenhum outro material amarrado ali”, disse o coordenador ao G1.

Mais cedo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também afirmou ter encontrado uma nova embarcação em área de busca pelos desaparecidos. Segundo a organização, a embarcação foi encontrada no sábado (11).