No Brasil, sueca Pia Sundhage comanda equipe feminina desde 2019

Sueca Pia Sundhage soma 50 jogos com a equipe feminina do Brasil. Foto: Thais Magalhães/CBF

A Copa do Mundo Feminina de 2023, que tem seu início marcado para o dia 20 de julho, tem uma característica interessante e diferente. Ao total, 32 seleções participam do torneio e estão divididas em oito grupos, porém, de todas essas equipes, apenas oito seleções possuem treinadoras, as restantes são comandadas por homens.

Cada grupo tem, pelo menos, uma treinadora. Sendo elas:

Pia Sundhage (Brasil): É uma treinadora sueca que comanda a Seleção Brasileira feminina desde 2019. A treinadora soma 50 jogos, 32 vitórias e um aproveitamento de aproximadamente 64%. Em sua última partida, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 1.

Inka Grings (Suíça): A alemã comanda a Suíça há pouco tempo e vai fazer sua estreia em Copas do Mundo. Com a seleção suíça, a treinadora tem apenas um jogo, que terminou empatado.

Bev Priestman (Canadá): Nascida na Inglaterra, tem um currículo diversificado, com passagens pelas categorias de base do Canadá, como auxiliar técnica, além da presença no comando da seleção sub-17 da Inglaterra.

Amelia Valverde (Costa Rica): Treinadora costa-riquenha e que está à frente da seleção de seu país. Em amistoso entre seleções, soma cinco jogos, dois empates e três derrotas.

Sarina Wiegman (Inglaterra): Sarina é uma treinadora holandesa que comanda a seleção feminina da Inglaterra. Com as inglesas, a treinadora já fez 24 jogos, com 20 vitórias, e obteve um aproveitamento aproximado de 83,33%. Também foi campeã da Eurocopa 2022.

Milena Bertolini (Itália): A treinadora italiana comanda a seleção de seu país desde 2017 e acumula bons números: São 49 jogos no total, sendo 33 vitórias e 16 distribuídos entre empates e derrotas. O aproveitamento da técnica da Itália é de aproximadamente 67,34%.

Desirre Ellis (África do Sul): A treinadora assumiu a seleção africana ainda em 2016, mas se tornou treinadora principal em 2018. Desirre foi premiada três vezes como treinadora do ano pela Confederação Africana de Futebol Feminino (2018, 2019 e 2022).

Martina Voss (Alemanha): A treinadora alemã possui passagem pela seleção da Suíça, onde atuou de 2012 a 2017. No final de 2018, Martina assumiu a seleção feminina da Alemanha, desde então a técnica possui 47 jogos e 35 vitórias, com, aproximadamente, 74,46% de aproveitamento.

Texto com informações do Diário do Nordeste.

Leia mais:

Conheça Pia Sundhage: A treinadora que mudou o jogo da Seleção Brasileira Feminina