Foto: Fifa / Divulgação

A Copa do Mundo do Qatar 2022 já está entre nós. E nessa sexta-feira (1) tivemos o sorteio dos grupos da primeira fase. A seleção brasileira enfrentará a Sérvia, Suíça e Camarões.

Em uma cerimônia lindíssima, com citações ao Ramadã, o mês sagrado dos islâmicos, apresentações de freestyle, um filme celebrando os mascotes, o Qatar recebe a Copa dos árabes, a copa de todos.

As seleções cabeças de chave foram Catar, Inglaterra, Argentina, França, Espanha, Belgica, Brasil e Portugal.

Oito jogadores foram chamados para sortear os grupos: Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).

O Brasil está no grupo G, e enfrentará a Sérvia, no dia 24 de novembro, a Suíça no dia 28 do mesmo mês e Camarões no dia 2 de dezembro.

A música oficial da Copa do Mundo “Hayya Hayya”, que significa “Melhor juntos” em português, teve sua primeira apresentação. Três artistas, Trinidad Cardona (Estados Unidos), Davido (Nigeriano-Americano) e Aisha (Catar), deram suas vozes a canção.

A pandemia e os conflitos na Ucrânia foram citados durante a cerimônia. Em sua fala, o presidente da FIFA Gianni Infantino pediu união.

Diego Maradona, Paolo Rossi, Gerd Müller e Gordon Banks foram homenageados. Os jogadores faleceram após a última Copa do Mundo.

Confira o resultado do sorteio:

GRUPO A

Catar
Equador
Senegal
Holanda

GRUPO B

Inglaterra
Irã
Estados Unidos
País de Gales, Escócia ou Ucrânia

GRUPO C

Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia

GRUPO D

França
Emirados Árabes, Austrália ou Peru
Dinamarca
Tunísia

GRUPO E

Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão

GRUPO F

Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia

GRUPO G

Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões

GRUPO H

Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul