Jogo abriu segunda rodada da fase de grupos com primeira expulsão na Copa do Catar

 

Foto: Reprodução / SporTV

Por Aline Louzano e Maria Dias

O Irã dominou o jogo que abriu a 2ª rodada da Copa do Mundo e segue vivo na disputa por uma vaga na próxima fase. Já o País de Gales, que teve seu goleiro expulso por uma falta fora da área, não teve repertório para reagir e já não depende de suas próprias forças para avançar.

País de Gales e Irã fizeram um primeiro tempo sem gols. Depois da goleada sofrida na estreia, os Príncipes da Pérsia entraram com outra postura e deu trabalho aos galeses.

Nos primeiros 8 minutos, o Irã pressionava no ataque, dando trabalho para a zaga adversária. No entanto, a primeira boa chegada foi de Gales. Moore cruzou na área, mas Hosseini fez a defesa. No lance, o atacante foi atingido pelo pé do zagueiro e ficou caído no chão.

Aos 15 minutos, o time de Carlos Queiroz fez boa jogada e Gholizadeh marcou. No entanto, o gol foi anulado, pois o meia estava em posição de impedimento. Empolgados, o time do Golfo Pérsico passou a frequentar mais ao ataque, porém erros prejudicaram o desempenho.

A partir dos 30 minutos, a temperatura da partida foi caindo. País de Gales não conseguiu dar movimentação e trabalhar a bola no chão, enquanto o Irã insistia em lançar a bola lá na frente, para os atacantes.

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1596114652198576128

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1596113828596662275

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1596109003364392960

O 2º tempo começou com um lance de tirar o folego. Logo aos 5 minutos, o Irã mandou a bola na trave duas vezes. Em velocidade, Azmoun invadiu a área e carimbou a trave. Na sobra, Gholizadeah, de fora da área, arriscou e a bola explodiu mais uma vez na meta. Azmoun apareceu para finalizar, mas Hennessey ficou com a bola, para alívio dos Dragões.

Melhor na partida, o Irã foi para cima, mas parou na maioria das vezes no travessão. Por outro lado, Gales não tinha criatividade e calma para sair da pressão. A primeira boa chegada dos europeus foi com Gareth Bale, aos 35 minutos, que se livrou da marcação e deu um lençol sobre o defensor. Porém, o lance não resultou em nada.

No entanto, o lance crucial aconteceu aos 39 minutos. Em velocidade e sozinho, Taremi é lançado. O goleiro Hennessey, de forma imprudente, sai da área e o acerta no rosto com o joelho. Inicialmente, o árbitro aplicou apenas o cartão amarelo, mas após ser chamado pelo VAR, expulsou o arqueiro.

Com um jogador a mais e pressionando o adversário, a seleção iraniana esbarrava na ansiedade. Por conta das substituições e da expulsão, o árbitro deu 9 minutos de acréscimo. Então, veio a recompensa: aos 53 minutos, a zaga de Gales afastou mal, Cheshmi pegou a bolo e encheu o pé para inaugurar o placar, levando a torcida ao delírio. Esse é o primeiro gol do volante em toda a temporada.

Dois minutos depois, o Irã partiu no contra-ataque, Rezaeian recebeu na entrada da área e, de cavadinha, ampliou. Esse foi o primeiro gol de fora da área nesta edição da Copa do Mundo. Com o resultado, o Irã, que jogará com os Estados Unidos na última rodada, depende apenas de suas forças para avançar à próxima fase. Já o País de Gales, que enfrentará a Inglaterra, depende de uma combinação de resultados para não se despedir do mundial.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube