A MÍDIA NINJA realiza cobertura especial da Conferência que vai definir o futuro do planeta (Mídia Ninja)

 

Por Conscious Advertising Network (CAN)

Nesta fase das negociações da COP26, com os ministros sêniores no terreno, as posições dos países estão começando a mudar. As intensas discussões a portas fechadas estão focadas em questões de definição em torno de novos planos climáticos até 2023 para manter 1,5° C em alcance, financiamento, regras de relatórios e como os mercados globais de carbono podem funcionar.

Confira quais outros assuntos marcam e repercutem nesta quarta-feira (9).

Reproduzimos aqui, boletim diário da Conscious Advertising Network (CAN) com os temas e agendas que compõem a programação do dia na COP26.

Consulta

Espera-se que a Presidência da COP26 divulgue atualizações das propostas para um acordo final publicado no fim de semana – isto pode acontecer nesta quarta-feira (9), quando também receberá a próxima rodada de consultas.

Coletivas e pronunciamentos

12h (UK time) – Os principais especialistas do Artigo 6 indicarão o que é bom e ruim no texto do Artigo 6 e indicarão quem é o culpado.

São eles: @LouisaCasson – Greenpeace UK; @GillesDufrasne – Carbon Market Watch; @AACToni – instituto Clima e Sociedade (iCS), Brasil. Onde: No Twitter da UN Climate Summit News.

09h30 – Germanwatch 2021 Assessment
11h45 – CAN
13h45 – COP26 Presidency
14h00 – Climate Action Tracker assessment
15h30 – High Level segment reopens (PMs, ministers etc)

Fazendo contas

Confuso sobre a miríade de conjuntos de dados de emissões girando por aí? Michael Lucibella pode encontrar especialistas para ajudar. É um tema complexo, e é por isso que é fundamental chegar a um acordo sobre as regras em torno da medição e comunicação das emissões nesta COP.

Trio complicado

Arábia Saudita, Brasil e Austrália – três países com equipes de negociação ardilosas e um histórico de colocação de armadilhas e lançamento de bombas para impedir o progresso. O trio é acusado de impedir que a redução dos combustíveis fósseis seja mencionada em textos e de bloquear os esforços para fechar as brechas nos mercados de carbono. Convenientemente, a UE e os EUA não parecem dispostos a intervir até agora.

Grupo ABU

Observadores confirmam que Argentina, Brasil e Uruguai apresentaram o que está sendo considerada uma proposta razoável para revisão da ajuda de 100 bilhões que os países ricos acordaram em pagar – mas nunca concretizaram – aos países pobres para mitigação dos efeitos da mudança climática e transição para uma economia de baixo carbono. Entre as adesões importantes, estão os grupos de países mais vulneráveis e menos desenvolvidos, além de Índia, África do Sul e China, que fizeram uma declaração conjunta apoiando esta ideia. No centro do debate está a criação de uma comissão que possa pacificar o que se entende por financiamento climático e como implementá-lo com transparência. Enquanto os países ricos continuam buscando condicionantes para cumprir o combinado, a ativista Vanessa Nakate, de Uganda, deu o tom de como este tema aterriza no debate público em torno da COP26: “Nos mostre o dinheiro!

Revelar

Em Glasgow, os negociadores de Xi são acusados de bloquear as conversas sobre transparência. “A transparência total revelaria dados que ela quer manter em segredo”, relata The Times, apontando os esforços dos enviados chineses para apagar tabelas-chave dos textos de negociação que ofereceriam uma noção mais clara do que os países estão fazendo. A arquiteta do Acordo de Paris, Laurence Tubiana deu esta advertência para aqueles que dificultam estas discussões: “Podemos entrar em conflitos comerciais se os países não confiarem uns nos outros… precisamos de transparência”.

O blues de Pequim

A pequena equipe da China no terreno é inflexível e incompreendida, dizendo ao Guardian que “incompreensão ou mal-entendido” está por trás das críticas aos planos climáticos da China. Barack Obama cresceu na ausência de Xi Jinping na COP, criticando a “falta de urgência”. A maioria dos cenários projeta que a China pode ver um pico nas emissões de CO2 antes de 2030, mesmo antes de 2025 – mas isso não está refletido nos planos do país.

Culpem a China

Observadores dos EUA estão incomodados com os sinais exagerados vindos do governo Biden sobre culpar os chineses pela maior parte de um possível resultado negativo em Glasgow, enquanto escapam, juntamente com a Europa, de um escrutínio maior por parte da imprensa do Norte Global. A estratégia de jogar toda a responsabilidade na China é tão exagerada que pode começar a estar gerando efeito contrário.

Mais de 100

A High Ambition Coalition, uma aliança que representa mais de 100 países (incluindo AOSIS, LDCs e Grupo África) agora apóia um acordo COP26 que vise a redução de emissões em linha com os limites de aumento de temperatura para 1,5° C, dobrando o financiamento de adaptação e cortando os subsídios aos combustíveis fósseis. O grupo conseguiu 13 novos membros na segunda-feira, 8, com mais promessas esperadas para terça e quarta-feira.

Ministros no batente

Começa cedo, termina tarde, comida ruim e nenhum agradecimento. Esta será a rotina dos ministros que lideram as pastas-chave (que indicam os principais entraves em Glasgow) nos próximos três dias. Eles serão levados ao limite e são a última esperança de sucesso de Alok Sharma.

Ministros líderes – por tema
*Artigo 6 – Noruega + Cingapura
*Períodos de tempo comuns – Ruanda + Suíça
*Estrutura de Transparência Reforçada – Antígua e Barbuda + Nova Zelândia
*Adaptação – Maldivas + Espanha
*Mitigação – Granada + Dinamarca
*Perda e danos – Luxemburgo + Jamaica
*Finança – Egito + Suécia
*Interligações entre questões – Costa Rica – o Brasil foi ignorado nesta tarefa.

Déficit de confiança

Uma falta crônica de confiança entre países desenvolvidos e em desenvolvimento está prejudicando esta reunião. Essa foi a principal informação de uma coletiva dada ontem pela delegação de Bangladesh em nome dos países do Fórum de Vulnerabilidade Climática. Sim, 1,5° C é uma meta fundamental, assim como o acesso e a expansão do financiamento climático de mitigação, adaptação e perdas e danos. Os ministros líderes precisam começar a construir pontes em Glasgow – tarefa difícil em três dias.

Quem está dizendo o quê na sopa de letrinhas da COP26

AOSIS: NDCs-2030 mais fortes até o próximo ano com planos concretos de implementação | Necessidade de relatório de síntese de ações atualizado anualmente | Pelo menos o dobro do financiamento de adaptação imediatamente | Apelo para que o financiamento esteja em pé de igualdade com a mitigação;

AILAC: ação alinhada com a meta de 1.5C | Meta global sobre imperativos de adaptação | Decisões de cobertura devem ser inequívocas sobre ambição, fechando a lacuna de mitigação de 2030 e aumentando a resiliência;

Africa Group: Melhorar a implementação da ação | Atualização e revisão das NDCs | Países desenvolvidos devem ter metas ambiciosas, claras de curto e longo prazo para o zero líquido até 2050, com um equilíbrio de mitigação, adaptação e financiamento;

EIG: A6: O sucesso só é possível se as regras enviarem um sinal claro | A dupla contagem deve ser evitada;
G77 + China: Não é possível atualizar as NDCs sem financiamento adequado e real | Adaptação $$ deve ser equilibrada com a mitigação $$

LDCs: Compromisso de reduzir 45% até 2030 por meio de um reforço de NDC no próximo ano na decisão de cobertura | Finanças para L&D e fundos para operacionalizar a Rede de Santiago são fundamentais, mas as preocupações permanecem a médio e longo prazo no financiamento de perdas e danos;

LMDC: Os princípios de equidade e CBDR não são negociáveis;

BASIC: A implementação nesta década é crítica, mas pare de renegociar a PA exigindo revisões mais regulares das NDCs | sinalizar que esta é a COP menos acessível da história recente.

Perspectiva feminista

É o Dia do Gênero da COP26. Especialistas em clima e gênero darão uma atualização sobre o estado das negociações, oferecendo análises e insights sobre questões-chave, incluindo adaptação, perda e danos e ambição. É uma discussão mais que atual – ontem mesmo a linguagem de gênero foi suprimida nos textos da ONU após uma intervenção de enviados sauditas em meio ao que os observadores descreveram como uma atmosfera intimidadora que se traduziu em “bullying” dentro das salas.

Congresso dos EUA

O Presidente da Câmara Pelosi, Alexandria Ocasio-Cortez e um grande grupo de representantes se dirigem a Glasgow amanhã. Eles estarão na Zona Azul no salão 4, começando com uma coletiva às 15h15 (local a ser definido) e provavelmente entre 14h e 18h30 participarão de eventos no Centro de Ação Climática dos EUA (salão 4 perto da entrada 4C). A viagem vem logo após a aprovação da lei de infraestrutura de Biden, mas o destino do projeto de lei maior, o “Build Back Better”, só será decidido no final deste mês.

Fake News

Laurence Tubiana, Manuel Pulgar-Vidal, May Boeve, Bill Hare e alguns dos principais parceiros da COP26, como Sky e SSE plc estão entre aqueles que pedem aos principais anunciantes e plataformas digitais como Facebook para identificar desinformação climática e implementar políticas abrangentes para evitar sua disseminação. Globalmente, 2,6 bilhões de dólares estão sendo gastos por grandes marcas que anunciam em sites de desinformação.

* Este boletim diário da Conscious Advertising Network (CAN) é feito com informações dos jornalistas Ed King, Marina Lou e Cínthia Leone. Diariamente destacam os principais assuntos da COP26.

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!