Markus Spiske

 

Duda Oliveira, para a Cobertura Colaborativa NINJA na Cop26

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) promoveu um debate sobre as Ações Feministas na Justiça Climática, que contou com a participação de ativistas de base que buscam enfrentar a crise climática em todo o mundo. O debate foi centrado em pautas como os caminhos para a verdadeira justiça climática baseada pelos direitos humanos, igualdade de gênero e integridade do meio ambiente, bem como o compartilhamento de histórias de luta destas ativistas.

No encontro, também foram discutidos outros assuntos igualmente urgentes, como morte de defensoras do meio ambiente, impactos da crise climática em relação às mulheres, patriarcado, mortes de mulheres em decorrência da crise climática, organizações indígenas e refugiados climáticos, entre muitos outros.

A palestra iniciou com a poeta e musicista, Kavita Naidu, falando sobre a importância de se discutir gênero e clima, uma vez que o debate sobre a crise climática não gira em torno apenas de grandes corporações.

“Ninguém fala sobre a injustiça que nos levou a esse espaço e aqui estamos como ativistas feministas porque precisamos relembrar pessoas de todos os lugares que fundamentalmente a parte norte do globo é responsável pela injustiça climática no mundo hoje, e nós da parte sul do globo enfrentamos impactos desproporcionais por algo que nós não começamos”, comentou a Kavita.

Em seguida, o evento contou com a participação remota de três ativistas feministas, sendo elas Bina Devi Rai, do Nepal, Sanam Amin, de Bangladesh e Neolene Nabulivou, de Fiji. As ativistas falaram sobre a continuidade do colonialismo, capitalismo, extinção de espécies e fizeram críticas ao patriarcado, em especial Neolene, que comentou: “tudo o que é social, econômico e ecológico é sobre justiça climática”.

A palestra continuou in loco, com a participação de outras ativistas feministas e em defesa do clima, como Zilmara, da Colômbia, Marie Christina Kolo, de Madagascar, Tarsila Rivera, do Peru e Mara, dos Estados Unidos.

Assista na íntegra:

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!