A obra dos Racionais MC’s, marcada por quatro álbuns e dois EPs, expressa a realidade das periferias brasileiras, abordando questões como racismo, desigualdade social e violência de Estado

Foto: Unicamp

Em reconhecimento ao legado dos Racionais MC’s, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou, nesta terça-feira (28), a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao grupo de rap. Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam ativamente com o pensamento social brasileiro.

A decisão destaca não apenas a contribuição artística do grupo para a cultura nacional, mas também sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais no Brasil. A comissão de especialistas, presidida pelo professor Mário Medeiros, enfatizou a relevância da concessão, ressaltando a coletividade dos Racionais MC’s e seu papel como agentes de mudança social.

O presidente da comissão destacou a pertinência do título à luz das mudanças sociais recentes na Universidade, incluindo a aprovação de ações afirmativas para estudantes pretos, pardos, indígenas e oriundos de escola pública em 2017. Medeiros também mencionou que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) concedeu o mesmo título a Mano Brown em 1º de novembro.

Na sessão do Consu, o presidente da comissão de especialistas formada para avaliar a pertinência da concessão do título ao grupo, Mário Medeiros (IFCH), apontou os principais pontos do parecer da comissão (Foto: Antoninho Perri)

A obra dos Racionais MC’s, marcada por quatro álbuns e dois EPs, expressa a realidade das periferias brasileiras, abordando questões como racismo, desigualdade social e violência de Estado. Em 2022, o grupo participou de uma aula aberta na Unicamp, como parte da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa, a mais alta distinção da Unicamp, alinha-se aos objetivos do título, reconhecendo “saberes externos à Universidade que dialogam com um período do país e da Universidade”, conforme destacado pelo reitor Antonio José Meirelles.

Os Racionais na Unicamp: Uma trajetória de reconhecimento e mudança

A trajetória dos Racionais MC’s na Unicamp remonta a 2018, quando as letras do álbum “Sobrevivendo no Inferno” foram incluídas no Vestibular, marcando um momento de expansão da inclusão social e étnico-racial na instituição. Em 2022, o grupo retornou à Universidade para uma aula aberta, consolidando a ideia da concessão do título.

Os Racionais tornam-se os primeiros intelectuais negros e periféricos a receberem o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp, rompendo com uma tradição de mais de 50 anos, durante a qual apenas pessoas brancas foram laureadas. O parecer da comissão sublinha que a ação reflete uma mudança social e destaca a importância de reconhecer intelectuais negros, mulheres e dos povos originários.

A concessão do título aos Racionais MC’s é celebrada como um marco não apenas para o grupo, mas também para a Unicamp e a sociedade em geral. Os pareceristas enfatizam que o reconhecimento da contribuição dos Racionais MC’s para a produção de conhecimento sobre a sociedade legitima uma universidade mais inclusiva, generosa e justa.

A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa aos Racionais MC’s está prevista para ocorrer em uma data a ser anunciada, simbolizando um momento significativo na história da Unicamp e no reconhecimento da diversidade de saberes que enriquecem a academia e a sociedade brasileira.

*Com informações da Unicamp