Foto: Divulgação / Instagram Ewerton Carvalho

A criminalização racista e injusta contra um jovem negro, em processo que durou três anos, teve um final feliz nesta sexta-feira (11). Um vídeo do advogado Ewerton Carvalho, divulgado nas redes, mostra o momento de emoção logo após a decisão da última audiência de instrução e julgamento que absolveu um rapaz do crime de roubo de carro em São Paulo. “Consegui provar a inocência do Kaique”, diz Ewerton. O vídeo termina com um abraço junto a Kaique e sua mãe.

Ewerton conta à NINJA que Kaique havia sido preso em um caso de receptação de veículo. Durante a fuga policial, o carro roubado bateu no prédio do conjunto habitacional do City Jaraguá, onde Kaique morava. Ao escutar o barulho, Kaique saiu do prédio e foi detido pelos policiais. “Teve um ‘fusuê’ da comunidade no estacionamento falando que não era ele, que Kaique já estava dentro. Elas testemunharam firmemente no processo”, disse.

Conforme Ewerton, foi um caso evidente de racismo e diversos foram colocados à mesa para contradizer os argumentos dos policiais, provocando dúvida no judiciário. “Eles foram tão perversos que cataram um celular que estava dentro do carro da vítima e passaram na mão do Kaique”. Em seu vídeo, Ewerton afirma que promotor e juiz falaram que aquela foi a melhor defesa que tinham visto na vida.