Foto: Reprodução Rachel

Agatha Keen, mais conhecida como Raye, é uma cantora, compositora e produtora musical britânica. Nascida de uma família de músicos, ela compõe desde os 10 anos, se inspirando no Soul e no Jazz dos anos 1940 e 1950, como de Nina Simone, Ella Fitzgerald e Nat King Cole.

Aos 17 anos, ela lançou seu EP de estreia “Welcome To The Winter” (2014), explorando novos estilos, permeando pelo R&B com uma infusão de eletrônica e se inspirando em um conjunto de eras musicais, gêneros e artistas.

Seu álbum de estreia, “My 21st Century Blues” (2023), foi um grande marco na carreira da artista. Lançado de forma independente, ele conquistou o 58º lugar no Billboard 200 dos EUA, tendo a faixa “Escapism” no top #1 das paradas do Reino Unido em janeiro do ano passado.

Além disso, no último sábado (2), Raye quebrou o recorde ao levar 6 prêmios do Brit Awards para casa. Ela havia sido indicada a 7 categorias, sendo as principais Artista do Ano, Álbum do Ano, por “My 21st Century Blues”, e Música do Ano, por “Escapism”.

Vale lembrar, inclusive, que a artista fará sua primeira apresentação no Brasil dia 18 de maio, na 2ª edição do C6 Fest, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).