Yassine Bounou. Foto: Reprodução / Instagram

Por Tatiana Abreu

Yassine Bounou, apelidado de “Bono”, foi considerado o herói do jogo que garantiu a classificação de Marrocos para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O atleta de 31 anos ganhou destaque após defender dois pênaltis na partida que carimbou, pela primeira vez, a superação das oitavas do Mundial pelo país africano. Após empatar em 0 a 0 com a Espanha no tempo regulamentar, a seleção marroquina venceu os espanhóis por 3 a 0 na disputa de pênaltis.

Atleta do Sevilla desde 2019, ano em que o time conquistou a Liga Europa, o goleiro nasceu na cidade de Montreal, no Canadá, e mudou-se para Marrocos com apenas 8 anos. No futebol, o jogador começou sua trajetória profissional no Wydad Casablanca, um dos principais clubes de Marrocos, e passou por equipes como Atlético de Madrid B (time reserva do Atlético de Madrid), Zaragoza, da Espanha, e Girona, da Itália.

Este ano, pelo Sevilla, Bounou se tornou o primeiro marroquino e primeiro goleiro do Sevilla a vencer o Troféu Zamora, que reconhece o goleiro que sofreu menos gols na La Liga. O atleta sofreu 24 gols em 31 jogos, uma média de 0,77 por jogo. Assim, superou até mesmo Courtois, goleiro do Real Madrid que defende a seleção belga. Bounou já soma 100 partidas defendendo o Sevilla.


A primeira participação de Bounou pela seleção marroquina foi aos 19 anos, sendo um dos jogadores mais jovens do Marrocos a disputar uma final de Liga dos Campeões da Confederação Africana de Futebol (CAF). Já a sua primeira Copa do Mundo foi em 2018, no mundial da Rússia, ocasião em que a seleção marroquina não venceu nenhuma partida e foi eliminada ainda na fase de grupos.

Nas eliminatórias para a Copa do Catar, em março deste ano, Bounou deu um susto ao sofrer uma pancada na cabeça no jogo contra a República Democrática do Congo. O jogador foi hospitalizado, se recuperou bem e ainda celebrou em seu Instagram a classificação da equipe: “Marrocos estará presente no Qatar!”.

Já durante o Mundial, o goleiro atuou no primeiro jogo contra a Croácia, sem levar gols, no entanto deu um novo susto nos torcedores na segunda partida da fase de grupos, contra a Bélgica. Bounou chegou a entrar em campo com a equipe e cantar o hino do Marrocos, mas pediu para deixar o gramado após não se sentir bem. Recuperado, o goleiro voltou para o terceiro jogo como titular.

Em seu segundo Mundial defendendo a seleção africana, o goleiro é um dos nomes em destaque na posição diante de renomadas seleções. Com quatro jogos disputados, Bounou levou apenas um gol em tempos corridos – marcado pela seleção canadense na terceira rodada da fase de grupos.

O goleiro já vinha fazendo uma boa atuação na fase de grupos, mas foi contra a respeitada seleção espanhola que seu desempenho ganhou ainda maior visibilidade. Após defender as cobranças dos espanhóis Soler e Busquets e assegurar a classificação histórica da seleção de Marrocos, o goleiro fez questão de celebrar a conquista da equipe e agradecer ao povo marroquino.

Foto: Reprodução / Instagram

“- Eu gostaria de agradecer a todos os jogadores pelos esforços durante o jogo inteiro. Jogamos com muita garra. Graças a Deus, chegamos. Queria agradecer a todo o povo marroquino. O público nos apoiou e nós merecemos essa vitória. Vamos continuar para dar mais alegria. Eu senti, me concentrei e graças a Deus eu acertei o canto e peguei os pênaltis. Tem um pouco de feeling, de sorte. Não há muito que dizer, sabemos como são os pênaltis.” – afirmou o goleiro.

A seleção de Marrocos enfrenta a seleção de Portugal neste sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no Al Thumama Stadium, valendo uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube