No Botagofo desde os 11 anos de idade, meia tem chamado atenção por seu desempenho em campo

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Por Tatiana Abreu

Passes, dribles e finalizações. Raí da Silva Pessanha, de 21 anos, é jogador revelação do Botafogo. Nascido e criado na Maré, comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro, Raí chegou no Botafogo com 11 anos de idade, ainda nas categorias de base. Muito elogiado, o meia tem como característica jogar mais avançado, não só dando assistências, mas arriscando também chutes a gol.

Desde pequeno o jovem já mostrava ser um goleador nas partidas de futebol do Projeto Uerê e na Escolinha dos Amigos Unidos, no Complexo da Maré, segundo apuração do Maré de Notícias. Mesmo com dificuldades financeiras e de transporte, ao se dividir entre a escola e os treinos, Raí se destacou com um bom desempenho no Sub-17 e, mais tarde, no Sub-20. Ainda assim, o atleta nunca faltou a nenhum treino ao longo dos oito anos de dedicação.

O camisa 75 viveu um ‘conto de fadas’ nos primeiros meses de 2022. Craque da bola, o meio-campista foi destaque na Copa São Paulo de Juniores no ano passado. Vestindo a camisa 10 na época, ele marcou um gol e deu três assistências na campanha do Botafogo até as quartas de final. O desempenho resultou em atuações pela equipe profissional durante o Campeonato Carioca, a renovação do contrato até 2025 e 9 gols marcados durante o ano.

“Estou muito feliz por esse momento na minha vida, pelo Clube estar depositando essa confiança no meu futebol e por fazer parte desse novo momento do Botafogo, Clube que estou desde o Sub-12. Me sinto muito motivado para recompensar tudo dentro de campo”, afirmou Raí, ao site oficial do Botafogo.

Este ano, o atleta voltou a se destacar na semifinal da Taça Rio, quando marcou um dos gols da vitória do alvinegro sobre a Portuguesa-RJ. Na ocasião, o jogador entrou na partida decisiva já como titular. Após a vitória, o jogador falou com a BotafogoTV e afirmou estar seguindo os conselhos de Tiquinho Soares e Eduardo. “Estou num momento em que me vejo como um pouco mais maduro do que antes. Estou aprendendo muito com os jogadores que chegaram, como o Tiquinho, que me ensina bastante, o próprio Eduardo, que quando saio do treino fico observando ele… Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo, agradecer também ao treinador pela oportunidade e pela confiança”, disse.

Embalado com a boa fase do time carioca e destaque do “time B” do alvinegro, o jogador não sentiu a pressão ao ser requisitado. O amadurecimento do jogador tem sido notado também pelo técnico Luís Castro, que passou a utilizar mais o meio-campista em jogos do glorioso. Além do técnico, o jogador também recebe apoio dos colegas de equipe nos comentários em sua rede social.