Medalhista de bronze no solo durante competição nacional 2021, o atleta de 18 anos divide os sonhos na modalidade

.

Por Danilo Lysei e Renan Cuel

Josué Soares Heliodoro. O nome ainda não passou pelo seu feed, mas já marca importantes registros dentro da ginástica artística brasileira. Te aconselhamos a pesquisar e favoritar.

Semente da nova geração, o ginasta de apenas 18 anos acaba de conquistar à sua trajetória a medalha de bronze no salto masculino, no Campeonato Nacional 2021 da modalidade. Mesmo com a pouca idade, o atleta compartilha em entrevista exclusiva à NINJA Esporte Clube os importantes saltos que já teve até conquistar o atual título.

No esporte há cerca de onze anos, Josué é aquele menino que sonha, persiste e alcança. Atualmente competindo pelo clube Sogipa-RS, o ginasta carioca iniciou a carreira pelo clube de regatas do Flamengo aos 7 anos de idade. Foi por lá que levou suas primeiras medalhas em campeonatos brasileiros e estaduais, até se tornar o admirável ginasta que é hoje.

Com quase 3,8k seguidores nas redes sociais, o atleta da geração Z é daqueles carismáticos que em seus treinos e provas, traz sempre suas frases motivacionais – espelho para sua determinação.

Caminhada

Ao lado de novos nomes da ginástica artística masculina, como Diogo Soares, João Vieira e Luis Porto, o atleta negro tem dado importantes passos e alcançado merecidos holofotes na carreira, tanto pela sua representatividade dentro da modalidade, como pela evolução técnica em seu ainda breve currículo.

Em progressão nos últimos anos, durante o ano 2019 Josué integrou pela primeira vez a seleção brasileira masculina juvenil ao participar da 24ª edição da Junior Team Cup, em Berlim, Alemanha, comandado pelo ilustre técnico Roberto Nassar. O campeonato foi a sua primeira competição internacional. No mesmo ano, Josué compôs a equipe que representou o Brasil no Sul-Americano em Cali, Colômbia.

Em 2020, ainda como rubo-negro e juvenil, Heliodoro teve a sua primeira convocação ao camping de treinamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) – considerado importante integração entre atletas da modalidade de todo o país, com participantes das categorias adulto e juvenil.

Ao lado de nomes como Diego Hypólito, Arthur Zanetti, entre outras lendas do esporte, o atleta pode beber das referências, trabalhar suas técnicas e apresentar suas potencialidades aos olhos da comissão técnica brasileira.

“Os atletas mais experientes tanto do Brasil quanto de fora servem de inspiração para mim. Fica difícil escolher um ídolo só, mas me lembro de ver o Diego Hypólito em 2008, nas olimpíadas, e isso me fez querer fazer ginástica”, divide o ginasta sobre suas fontes de inspiração.

Josué entre os 22 atletas e 13 técnicos na maior edição do camping de treinamento da história (Foto: Rafael Belo/ COB)

Hoje, estreando sua temporada no clube gaúcho e categoria adulta, Josué acaba de levar o campeonato estadual 2021 do Rio Grande do Sul, com ouro no individual geral e por equipe na competição, além do 1º lugar nos aparelhos Barra Fixa e Paralelas; e 2º lugar no Solo, Argola e Cavalo.

Já em seguida ao avançar para 3 finais por aparelhos durante o Campeonato Nacional de Ginástica Artística 2021 e levar o seu bronze no salto com a pontuação de 13.925, o atleta mostra o seu potencial em ascensão, digno de integrar a seleção brasileira no futuro.

“Minha expectativa é estar dentro da seleção, poder representar meu país em competições internacionais. Espero conseguir e ir para os campeonatos levando o nome da Sogipa”, compartilha a expectativa.

Visionário como a nova geração, Josué projeta também ver seu nome escalado ao Olimpo no futuro breve.

Ainda sem participar de uma Olimpíada, o atleta avalia a importância que os Jogos de 2020 e as medalhas históricas alcançadas tiveram para a juventude da modalidade. “Fiquei muito feliz com a conquista dos ginastas em Tóquio, todos servem de inspiração para mim e para todos que pretendem fazer ginástica, evoluir na ginástica. É muito importante vê-las pois torna mais acessível, inclusivo e gera mais oportunidades para todos”.

Foto: Josué com novos companheiros pela Clube Sogipa-RS (Foto: Reprodução)

Agora com o novo brasão gaúcho no peito, o ginasta já se mostra grato à nova equipe e ao novo treinador de clube, Vardan Movsisyan. “São excelentes profissionais e excelentes amigos. Me ajudaram de todas as formas a evoluir minha performance na ginástica e não ter medo de competir. Sem dúvidas essa equipe é uma das mais unidas e mais misturada do Brasil”, compartilha ao citar os novos companheiros de equipe: Ítalo Luz, João Matheus, Tales Damásio e Renan Fagundes.

Vale ficar de olho nas sementes. Seguiremos fortalecendo a rede de atletas ginastas, como o Josué, e torcendo pelo Brasil nas próximas competições.