Foto: Midia NINJA

Promover a qualificação e o engajamento de artistas, produtores e coletivos culturais baianos, este é o objetivo da Plataforma Fervo 2k20 na Bahia. A Comunidade Fervo2k20 promoverá a partir desta semana, em um projeto tocado localmente pela Coletiva Kiu! e Movimento DragPower, quatro encontros em um ciclo formativo, além de uma apresentação virtual pela visibilidade das mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e trans (LBT). Os encontro ocorrerão nos dias 11, 18, 19 de fevereiro e 04 de março.

Em agosto de 2020, a Plataforma Fervo2k20 promoveu a Premiação #QuarentenaFervida e com ela a criação do seu Catálogo de Artistas, Produtoras e Coletivos Culturais LGBTQIA+. A Bahia contou com 48 inscrições junto a essa ferramenta – oriundas dos municípios de Salvador, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ruy Barbosa, Jequié e Ilhéus – e distribuídas entre as seguintes linguagens: audiovisual, design, dança, performance, transformismo, teatro, música, poesia, fotografia, literatura, desenho/ilustração, pintura, escultura e cenografia.

“Realizaremos quatro encontros virtuais entre fevereiro e março de 2021, estamos construindo ainda apresentação pela Visibilidade das Mulheres LBT e que será exibida em março, junto a programação do Circuito DragPower, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8”, explica Andressa Santalucia, militante da Coletiva Kiu! e responsável pela execução do projeto.

Os encontros também contarão com apoio e participação de membro do Grupo Operativo da Plataforma Fervo2k20 ligados a suas organizações de base na Bahia, que além do Kiu!, inclui a Associação Beco das Cores e o Coletivo Afrobapho. Contarão ainda com nomes ligados à Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH e Mídia NINJA. Os encontros formativos acontecem em formato de oficinas e têm como temas: (a) Temáticas Sociais (Gênero, Raça, Classe, Sexualidade, etc); (b) Mídias Digitais; (c) Técnicas de Transmissão e Difusão de Conteúdos; (d) construção e participação em Redes de Articulação, Ativismos, Estudos e Pesquisas.

“Nosso objetivo é tanto a qualificação desta cadeia produtiva das artes quanto promover o intercâmbio cultural entre experiências que se realizam a partir de diferentes linguagens e territórios”.

Os conteúdos da Comunidade têm sido divulgados pelo perfil @fervo2k20 no Instagram, assim pelas redes da Casa Ninja Bahia e Planeta Fora do Armário (editoria LGBT da Midia Ninja), ampliando assim o acesso ao grande público.

O projeto Comunidade Fervo2k20 tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Prêmio Jorge Portugal, via Lei AldirBlanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Acompanhe as novidades do projeto por meio da página no Instagram: @fervo2k20