Foto: Reprodução / A24

Por Francisco Paulo

Brasil x Argentina, uma das maiores rivalidades do planeta. Um clássico que já decidiu taças e disputas de copa do mundo. Contudo, talvez o palco de maior confronto entre a torcida dos dois países seja fora do continente a qual os vizinhos pertencem, visto que, recentemente, viralizaram vídeos de pessoas de Bangladesh, Índia e outros países asiáticos torcendo para as seleções. O que explica essa rivalidade ter chegado tão distante de seu ponto inicial?

Oitavo maior país em população, Bangladesh fica no sul do continente asiático e não tem nenhuma tradição ou força no mundo do futebol. Logo, a população precisa escolher outra nação para torcer e muitos optaram pela nossa seleção. Essa história de amor teria começado na Copa do Mundo de 1970, no México, quando o Brasil conquistou seu tri-campeonato e deixou os bengaleses apaixonados pela figura de Pelé. A idolatria do brasileiro por lá é tão grande, que a biografia do ex-jogador faz parte do currículo escolar do país. Eles ficaram encantados com a figura de um homem com a pele escura, como eles, superar com facilidade seus adversários europeus. Não só Pelé, mas Romário, Neymar, Ronaldinho, Zico e outros são amados.

“Os brasileiros se parecem conosco. É só ver Pelé, Romário e Neymar. Eles têm a pele escura como nós, eram pobres como nós”, disse Ifty Mahmud, jornalista do país, em entrevista à revista Time.

O Brasil e o Pelé reinaram no país por muitos anos. Até que, em 1986, surge Diego Armando Maradona, novamente em uma copa do mundo no México. A outra parte de Bangladesh se apaixona pela magia da “Mão de Deus” e a Argentina. Apesar de não terem semelhanças físicas como os brasileiros, a história daquela copa tem forte ligação com a luta dos argentinos contra o imperialismo britânico na Guerra das Malvinas. Por isso, quando Maradona destrói completamente o time inglês dentro dos gramados, enquanto o país lutava contra o mesmo adversário fora deles, parte da população se identificou.

A rivalidade entre as torcidas no país é tão grande, que é comum ver as bandeiras de Brasil e Argentina tanto quanto a do próprio país. Além disso, frequentemente as torcidas entram em confronto nas ruas e causam problemas para a polícia local. Recentemente, mais de 300 pessoas brigaram na capital do país, Daca, e a confusão acabou com sete pessoas feridas.

Além de Bangladesh, a Índia também tem forte torcida dos dois países. O maior grupo de torcedores brasileiros do país fica no estado de Kerala e conta com mais de 300 mil participantes. Por lá, assim como no Brasil as ruas ficam pintadas de verde e amarelo durante a Copa e uma multidão se reúne para assistir os jogos em telões.

Em entrevista ao Portal R7, o torcedor Sambu Kumar comentou sobre como essa paixão chegou para ele.

“Me tornei fã do futebol brasileiro após assistir a primeira partida da seleção canarinha na Copa de 1994, na qual Romário marcou um golaço. Ele tinha um estilo muito particular de jogar, o que fez eu me apaixonar pelo time brasileiro”, disse Sambu.

Apesar de menor, a torcida da Argentina também está presente no país. Na última semana viralizou um vídeo de torcedores do povoado de Pullavoor, também em Kerala, erguendo uma imagem de nove metros do craque Lionel Messi.