Reprodução

A geometria dos complexos da Malásia é fascinante – cores e padrões ousados ​​diferenciam Kek Lapis Sarawak de qualquer outra coisa que você tenha comido antes.

Kek é bolo. Lapis significa ‘camadas’ em Bahasa Malaysia, a língua nacional da Malásia, e Sarawak é um estado localizado na costa noroeste de Bornéu.

Fazer esse bolo é um processo longo que coloca à prova até os padeiros mais experientes de Sarawak. A sobremesa se originou as décadas de 1970 e 1980, quando o povo Betawi da Indonésia apresentou ao povo de Sarawak o Lapis Betawi, uma versão local dos biscoitos que os colonos holandeses costumavam desfrutar.

O legítimo Kek Lapis incorpora especiarias como canela, cardamomo, cravo e anis estrelado em uma massa fofa de manteiga, farinha e ovos, que os padeiros cozinham em várias camadas marrom e bege.

Porém, a versão Sarawak do kek lapis é muito mais colorida e complicada, com suas camadas internas concebidas com corantes alimentícios e extratos naturais. Os padeiros de Sarawak também adicionaram seu próprio toque aos sabores do bolo, encontrando em misturas mutantes.

Construir um bolos requer muita imaginação, uma mente quase matemática para detalhes e talvez o mais importante, uma mão firme.

A confecção desses bolos pode levar de quatro a oito horas, dependendo da complexidade do design. É um processo que pode dar errado a qualquer momento: os padeiros primeiro cozinham os bolos em formas fundas, adicionando faixas uniformes de massa colorida com 10 minutos no forno entre cada camada.

Mas assar o bolo é apenas metade da batalha. Kek lapis Sarawak é único, porque os padeiros devem cortar os bolos gelados e remontá-los usando geleia ou leite condensado como cola. O resultado final é um padrão complexo e vibrante que aparece quando o bolo é cortado.

No passado Kek lapis Sarawak era preparado apenas para feriados, mas hoje é cada vez mais vendido ao longo do ano para aniversários e casamentos. Em 2010, o governo Sarawak decretou que o verdadeiro kek lapis Sarawak só pode ser feito dentro das fronteiras do estado.

Siga a Xepa Ativismo e acompanhe as pautas de ativismo alimentar!