Fotos Miriam Jeske/COB

Por Francisco Paulo Queiroz para NINJA Esporte Clube

Com a melhor campanha da história em uma disputa fora de casa, o Brasil conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas individuais no Mundial de Judô, que está sendo realizado em Tashkent, no Uzbequistão. Foram conquistadas quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

As medalhas de ouro vieram das já conhecidas Rafaela Silva, na categoria até 57kg, e Mayra Aguiar, na categoria até 78kg. Além delas, a jovem Beatriz Souza conquistou a prata na categoria peso pesado e Daniel Cargnin o bronze, na categoria até 73kg.

Rafaela Silva chegou ao seu bicampeonato mundial, a primeira vez havia sido em 2013, no mundial do Rio de Janeiro. Já Mayra Aguiar conquistou pela terceira vez, repetindo o feito de 2014 e 2017. Daniel Cargnin reacendeu o judô masculino, o Brasil não conquistava uma medalha na categoria desde 2017.

A melhor campanha em mundiais segue sendo a de 2007, no Rio de Janeiro, quando o país conquistou 3 medalhas de ouro. Já em quantidade total, o Mundial de 2013, também no Rio, é o melhor com 6 medalhas.

Na disputa por equipes, o time Brasil acabou eliminado nas oitavas de final para a Coreia do Sul.

Com aproximadamente dois milhões de praticantes no Brasil, o Judô é um dos esportes que mais trouxeram medalhas olímpicas para o país, com 24. Ao todo, foram quatro de ouro, três de prata e dezessete de bronze. A arte marcial chegou ao país por volta de 1922, com os imigrantes japoneses. Por conta da facilidade com que os mestres venciam os lutadores brasileiros, a arte logo se popularizou por todos os cantos do país.