Continente registra hoje mais casos de Covid-19 que em março e abril, nos piores momentos da pandemia

Unidade Militar de Emergência da Espanha. Foto: UME.

Autoridades da Europa já consideram uma segunda onda de coronavírus na chegada do inverno. Hoje os países europeus já registram mais casos de Covid-19 do que em março e abril, nos piores momentos da pandemia. O ritmo de transmissão do vírus chegou a níveis “alarmantes”, nas palavras da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, havia relatado na última semana sobre a ameaça pela qual o bloco passava com o momento de alta de casos. Segundo os dados, o número de infecções diárias tem dobrado em muitos países da União Europeia. Houve 5 milhões de casos confirmados e mais de 228 mil mortes em toda a Europa desde o início da pandemia. 300 mil novas infecções foram registradas em todo o continente somente na semana passada, excedendo o pico alarmante de março.

Os números diários de casos também alcançaram níveis recordes. São mais de 45 mil em uma taxa de notificação de 14 dias, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Para evitar a imposição de novas quarentenas nacionais, os países começaram a retomar e endurecer outras restrições para tentar conter o vírus, mesmo em locais que estavam em plena reabertura. A capital da Espanha, por exemplo, voltou a aplicar medidas de distanciamento social.

No Brasil, vale ressaltar, com a flexibilização das medidas restritivas já em alta, a queda de casos que vinha sendo observada nos últimos períodos não se manteve. A segunda semana de setembro mostrou uma reversão no cenário com alta de casos e mortes, chegando a 138 mil óbitos, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).