Confira o resultado buscando a hashtag #DitaduraNuncaMais e #DesignAtivista

Imagem: @carnarium485

Para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça. Em mais uma convocatória relâmpago, a rede Design Ativista fez um chamado em suas redes neste 31 de março, dia em que o país lembra a implantação do golpe militar de Estado de 1964, para ocupar as redes sociais com imagens gráficas e ilustrações em ampla campanha contra a ditadura. “Produza sua arte e poste com as tags #DesignAtivista e #DitaduraNuncaMais“, dizia o chamado nas páginas do Design Ativista.

“As convocatórias foram a primeira metodologia que o Design Ativista começou a usar para mobilização pelo Instagram. A primeira nós fizemos um ano após a morte de Marielle e desde então passou por vários formatos”, disse Thiago Scherer, “No ano passado começamos a fazer convocatórias relâmpagos que seguem bastante a temperatura das redes. Toda a instabilidade política com a demissão dos militares ontem movimentou os grupos de designers e deu um peso maior pra data de hoje. De manhã então já lançamos a convocatória. Ontem a gente tinha 50.500 postagens com a hashtag do Design Ativista e hoje, às 22h, a tag já estava com 51.000 postagens, ultrapassando mais de 500 em um dia”.

Durante todo o dia, redes de ativistas, movimentos e demais cidadãos amplificaram a campanha “Ditadura Nunca Mais” como forma de contestar a intervenção militar que trouxe ao Brasil um dos períodos mais sangrentos e autoritários de sua história. Neste 2021, 57 anos após o golpe, o Brasil vive uma nova ameaça já que ainda ontem (30), o presidente da República substituiu os comandantes militares de seu governo, que se demitiram por não concordarem com outro estado de exceção, abrindo uma nova crise no governo.

O resultado da campanha do Design Ativista você pode conferir usando qualquer uma das duas hashtags na busca do Instagram. Caso você seja designer e/ou ilustrador, basta publicar sua contribuição usandos as tags.

Imagem: @militantecansado

Imagem: @crisvector

Imagem: @floydman

Imagem: @caiomatuto

Imagem: @geandretomazoni

Imagem: @belbellucci

Imagem: @figurativos

Imagem: @dinholascoski

Imagem: @raphabaggas

Imagem: @maiamiriam

Imagem: @corax.design

Imagem: @insurgenciasvisuales

Imagem: @teodorocaroline

Imagem: @newsposter