Por Gabriella Lima / Copa FemiNINJA

RENNES, FRANCE – JUNE 25 (Photo by Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images)

Apontada como uma das favoritas ao título, a Holanda não teve vida fácil diante do Japão na tarde desta terça-feira (25), na última partida das oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, em Rennes. A vitória das holandesas por 2 a 1 foi suada e veio em meio a muita pressão do time japonês.

No início do primeiro tempo a seleção holandesa impôs seu ritmo mais ofensivo, com a marcação adiantada, pressionando o Japão na saída de bola. Mas as asiáticas, com muita paciência, trabalhavam o toque de bola de forma inteligente, e com o tempo foram encontrando espaços e conseguiram sair jogando. A diferença de estatura entre os times, perceptível desde o primeiro minuto, até poderia configurar uma desvantagem, mas acabou se tornando mais um ingrediente interessante na partida: as holandesas, maiores e mais fortes, tinham vantagem na bola aérea e nas disputas individuais; já as japonesas, bem menores, eram mais rápidas e trabalhavam o tempo todo em velocidade.

E dessa forma, com os dois times tirando proveito de suas características tão diferentes, a primeira etapa foi equilibrada inclusive no número de gols. Aos 17 minutos, após uma cobrança de escanteio à meia-altura, Martens abriu o placar para as europeias com um belíssimo gol de calcanhar. E aos 42, Hasegawa recebeu um passe açucarado de Iwabuchi já na entrada da pequena área e bateu para o gol com categoria, empatando para o Japão.

No segundo tempo, a história mudou. O Japão passou a dominar a partida e teve chances de gol muito claras, com direito a bola no travessão e defesas espetaculares da goleira Van Veernendaaal, mas a bola insistia em não entrar. As europeias, que já não conseguiam acompanhar o ritmo, tentavam resistir à pressão japonesa enquanto aguardavam algum tipo de milagre – e ele aconteceu, de certa forma. Aos 45 do segundo tempo o VAR confirmou um pênalti a favor da Holanda, após Kumagai ter afastado a bola com o braço. Martens bateu no canto esquerdo e colocou a seleção holandesa nas quartas de final da Copa pela primeira vez na história – é apenas a segunda participação do país no Mundial de Futebol Feminino.

Com a classificação, a Holanda enfrenta a seleção da Itália no próximo sábado (29), às 10h, em Valenciennes. Quem passar jogará com o vencedor do duelo entre Alemanha x Suécia.