Foto: Pedro Vale / CBF

Por Marilda Campbell

A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Catar nas quartas de final. Com isso, os apaixonados por futebol começaram a especular de quem foi a culpa, quem será o novo técnico e quais jogadores poderão ser convocados para jogar o Mundial em 2026.

A única certeza é que a bola vai continuar rolando. O próximo campeonato da seleção brasileira é o Sul-Americano Sub-20 na Colômbia, de 19 de janeiro a 12 de fevereiro. A lista de convocados foi anunciada pelo técnico Ramon Menezes no dia 8 de dezembro.

Foto: Reprodução / CBF

A importância das categorias de base para o futebol profissional

Nas categorias de base o jovem atleta, além de receber o treinamento técnico e físico para aperfeiçoar suas habilidades, é formado como indivíduo. Trabalha a importância do companheirismo, da colaboração e da convivência em grupo. Afinal o futebol é um esporte coletivo, ninguém faz nada sozinho!

No treinamento descobre os limites do seu corpo e a melhor forma de se desenvolver. Desde cedo o jovem começa a conviver com a pressão e os desafios da profissão, aprendendo a lidar com os aspectos emocionais e mentais do futebol.

Para os clubes, ter jogadores de base pode significar a renovação do seu time profissional com investimento mais baixo. Além da possibilidade de negociar a transferência de um jovem craque para o exterior alcançando um altíssimo retorno financeiro para o seu caixa.

A seleção brasileira de base

O Sul-Americano Sub-20 é realizado desde 1954 e é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O Brasil já foi campeão 11 vezes (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009 e 2011) sendo o maior vencedor do torneio.

Ainda não foram anunciadas as cidades sede do Sub-20 na Colômbia e o sorteio dos grupos será realizado no dia 21 de dezembro. A delegação brasileira começa sua preparação a partir do dia 5 de janeiro.

Dos 22 atletas convocados apenas um joga no exterior (o atacante Sávio do PSV), os demais são de times brasileiros, sendo: América/MG, Athletico Paranaense, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Foto: Reprodução / CBF

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube