Eliana Alves Cruz venceu a categoria Conto do 64º Prêmio Jabuti com sua obra literária “A vestida: contos”, da Malê Editora

FOTO: UFMG

A escritora e jornalista Eliana Alves Cruz venceu a categoria Conto do 64º Prêmio Jabuti com sua obra literária “A vestida: contos”, da Malê Editora. Eliana é autora dos romances “Água de barrela”, fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão e “O crime do cais do Valongo”, uma instigante narrativa que se inicia em Moçambique e chega até o Rio de Janeiro. As obras “Nada digo de te que em ti não veja” e “Solitária”, também integram os escritos da autora.

“A vestida”, lançado em outubro deste ano, traz 15 contos envoltos por temas como o antirracismo, o feminismo e os problemas sociais do país. Os textos foram reunidos originalmente para o Clube Lê, o clube de leitores da editora Malê.

“O Brasil passou mais tempo na escravização que fora dela e precisará, no meu entender, de mais que o dobro desta quantidade de anos para se livrar das sequelas provocadas pela tragédia que foi o comércio transatlântico de almas. Não gosto de usar a palavra nunca. Nunca é tempo demais, mas o dado real é que estamos numa distância abissal da pacificação com todas estas questões”, disse Eliana em uma entrevista ao Notícia Preta.

Em suas redes sociais, Eliana celebrou com alegria a conquista e saudou seus ancestrais: “Obrigada, ancestralidade. Jabuti é de quem? Kaô Kabecilé!”